PUBLICIDADE

Auxílio ao transporte público será votado na Câmara

O projeto de socorro financeiro para o setor de transportes coletivos no Brasil, ficou marcado para ter votação na semana que vem na Câmara dos Deputados

O documento em debate visa proteger o setor de transportes coletivos das graves consequências econômicas geradas por conta de paralisações.
O documento em debate visa proteger o setor de transportes coletivos das graves consequências econômicas geradas por conta de paralisações. -

O projeto de socorro financeiro para o setor de transportes coletivos no Brasil, ficou marcado para ter votação na semana que vem na Câmara dos Deputados

O projeto de socorro financeiro para o setor de transportes coletivos no Brasil, ficou marcado para ter votação na semana que vem na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 3364/2020 estava na pauta da última terça-feira (18), mas os debates se estenderam noite à dentro, e como o PL estava como último item da pauta em discussão, acabou não gerando consenso em relação a detalhes da relatoria.

O documento em debate visa proteger o setor de transportes coletivos das graves consequências econômicas geradas por conta de paralisações parciais ou totais nos serviços durante a pandemia da Covid-19, além de pretender reduzir os prejuízos aos usuários. 

De acordo com o deputado federal Hildo Rocha (MDB/MA), relator do projeto, o plano tem o objetivo de socorrer as empresas e fortalecer o transporte coletivo nos estados e municípios, por isso o adiamento pode ser uma oportunidade de expandir o alcance do projeto, beneficiando cada vez mais pessoas.

“Serão mais de 140 cidades beneficiadas com esse recurso, algo em torno de R$ 4 bilhões de reais. Os estados também irão acessar até 30% desses quatro bilhões e os municípios ficarão com 70% desses recursos. Para que possam ser transformados em passagens sociais, com a compra antecipada dos bilhetes, os mesmos serão entregues para os beneficiários dos programas sociais”, destacou o parlamentar.

Apesar disso, o diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcus Bicalho dos Santos, acredita que se o projeto mantivesse o foco apenas na ajuda emergencial, seria uma maneira mais efetiva de tornar os resultados positivos sem sobrecarregar estados e municípios, pois o projeto atual estabelece uma enorme quantidade de contrapartidas.

Para o diretor, hoje esse projeto mistura “a ajuda emergencial com a solução para alguns problemas estruturais e isso pode, naturalmente, criar algumas dificuldades da efetivação dessa ajuda setorial. Porque o PL impõe uma série de contrapartidas aos municípios, impõe contrapartida para as empresas, impõe assinaturas para aditivos contratuais e isso tudo leva tempo. Hoje temos dúvidas sobre quando esse recurso, efetivamente, vai chegar na ponta”, explicou Bicalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE