PUBLICIDADE

Orçamento de PG não permite promessa eleitoreira, diz Gadini

Os candidatos, Professor Gadini (prefeito) e Lineu (vice) do PSOL, acompanharam a divulgação da Lei Orçamentária Anual, apresentada na tarde desta terça-feira (29) na Câmara Municipal

“Vamos economizar até no salário do prefeito”, exemplifica o Professor Gadini
“Vamos economizar até no salário do prefeito”, exemplifica o Professor Gadini -

Os candidatos, Professor Gadini (prefeito) e Lineu (vice) do PSOL, acompanharam a divulgação da Lei Orçamentária Anual, apresentada na tarde desta terça-feira (29) na Câmara Municipal

“É preciso acabar com a farra de nomeações de cargos comissionados, inclusive em período eleitoral, na Prefeitura de Ponta Grossa, coisa que virou rotina ao longo das duas décadas recentes”, defendeu o Professor Gadini, após participar da Audiência Pública, na Câmara Municipal. Na ocasião, o secretário municipal de Finanças, Cláudio Grokoviski, mostrou a projeção orçamentária para 2021.

O candidato à prefeito pelo PSOL lembra que, entre as cidades médias e grandes do Paraná, Ponta Grossa é a que mais tem cargos comissionados nomeados pelo prefeito e, na maioria das vezes, “sem qualquer justificativa ou critério de interesse público”.

Atualmente, a Prefeitura mantém mais de 300 cargos comissionados, enquanto Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu e Maringá possuem um número inferior, quando comparadas por população e orçamento anual de cada município. De acordo com informações dos portais das prefeituras consultadas, Londrina estima um orçamento superior a R$ 2 bilhões, Maringá a R$ 1,7 bilhões e Foz do Iguaçu a 1,2 bilhão para 2021.

A proposta de recursos humanos do PSOL à Prefeitura considera um estudo elaborado pelo Sindicato dos Servidores Municipais, indicando que um corte de 60% no total de comissionados, além de aliviar a folha de pagamento, poderia abrir margem para garantir o pagamento de direitos dos trabalhadores concursados, que aguardam o cumprimento da legislação pelos prefeitos da Cidade, ao longo das últimas duas décadas.

Professor Gadini destacou, ainda, que embora a atual gestão de Ponta Grossa esteja comemorando um orçamento superior a 1 bilhão de reais para 2021, é preciso contextualizar e comparar com as demais cidades do Estado, que preveem orçamento bem superior ao estimado pela prefeitura de Ponta Grossa para o próximo ano.

“Vamos economizar até no salário do prefeito”, exemplifica o Professor Gadini, que, se eleito, vai manter a carreira de professor e, portanto, assume o compromisso de não receber salário como chefe do executivo local. “Nosso compromisso é por uma política como serviço comunitário e não uma forma de beneficiar cerca de 300 pessoas ou enriquecer algumas famílias que se revezam na prefeitura”, defende.

Informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE