PUBLICIDADE

AMCG vai escolher novo presidente no próximo dia 15

Associação dos Municípios dos Campos Gerais escolhe novo presidente em eleição marcada para o dia 15 de janeiro

Imagem ilustrativa da imagem AMCG vai escolher novo presidente no próximo dia 15
-

Associação dos Municípios dos Campos Gerais escolhe novo presidente em eleição marcada para o dia 15 de janeiro

Entidade responsável por reunir e representar os interesses das cidades da região, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) escolhe no próximo dia 15 um novo presidente. A entidade é responsável por discutir e propor soluções para problemas regionais, além de ser forte representante dos interesses dos municípios da região perante ao Governo do Estado e ao Governo Federal. 

Segundo a própria instituição, as chapas interessadas em concorrer ao processo devem ser inscritas até a próxima sexta-feira (8). O edital será publicado ainda essa semana em Diário Oficial do município de Ponta Grossa, mas já pode ser acessado na internet. Até então, a AMCG era presidida pelo prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (DEM), que deixou o cargo no último dia 31 de dezembro, após dois mandatos no comando da Prefeitura. 

Os prefeitos eleitos e que fazem parte da ACMG foram informados sobre os prazos durante eleição realizada na manhã desta terça-feira (5) do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU). Os consórcios, por exemplo, são iniciativas tomadas a partir da união dos prefeitos em torno de pautas de interesse da região e que foram ‘solucionadas’ de forma conjunta. 

Além de funcionar como lugar de representatividade das demandas da região, a Associação também é de fundamental importância para ‘encacifar’ gestores e atores políticos interessados em dar novos passos na carreira pública. Além do cargo de presidente da AMCG, a Diretoria do órgão ainda tem os cargos de vice-presidente, tesoureiro e secretário. 

Historicamente não há ‘bate chapa’ nas disputas pelo comando da AMCG. Nos últimos anos, os prefeitos(as) integrantes da Associação têm entrado em acordo interno e apenas uma chapa é apresentada, sendo aclamada ao cargo. Além de Juca, nos últimos anos a presidência da AMCG também foi ocupada pelo prefeito (agora reeleito) de Telêmaco Borba, Marcio Matos (PDT). 

Moacyr Fadel é cotado para presidência

Nos bastidores, o prefeito de Castro, Moacyr Fadel (Patriotas), é um dos mais cotados para liderar uma chapa no cargo de candidato a presidente. Reeleito para o cargo de prefeito de uma das maiores cidades dos Campos Gerais em 2020, Moacyr teve mais de 67% dos votos válidos e goza do prestígio de ter conquistado o quarto mandato (não consecutivo) no comando da Prefeitura de Castro. Os demais cargos da chapa ainda são discutidos internamente. 

Novos prefeitos

A AMCG também está recebendo novos prefeitos. Com as eleições municipais de 2020, várias prefeituras mudaram de comando e prefeitos(as) novatos(as) estão sendo apresentados ao trâmite interno da instituição e também às possibilidades de atuação dentro da própria Associação. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE