menu

Em PG, trabalhadores da VCG devem entrar em greve

Cobradores e motoristas se reúnem na próxima quinta-feira (28) para votar paralisação das atividades. Empresa teria descumprido acordo coletivo

O Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores de Empresas de Transporte Coletivos (Sintropas) convocou para a próxima quinta-feira (28) uma assembleia com os trabalhadores da Viação Campos Gerais (VCG). No encontro, o grupo poderá deliberar pela greve ou paralisação no transporte coletivo de Ponta Grossa. 

Segundo a assessoria dos Sindicato, a assembleia foi convocada após a Viação Campos Gerais descumprir um acordo coletivo que tratava do pagamento parcelado dos salário de cobradores e motoristas. Os trabalhadores se reúnem na quinta e, caso deliberem pela paralisação, o transporte público pode parar já na segunda-feira (1º). 

Em um vídeo enviado ao portal aRede, o presidente do Sindicato, Luiz Carlos de Oliveira, destacou que a empresa não pagou a parcela devida do salário e, por isso, a assembleia foi convocada. “A deliberação será simples… se a categoria autoriza ou não o sindicato a fazer greve e entrar com dissídio coletivo”, afirma. 

O Sindicato ajuizou uma ação na Justiça do Trabalho para questionar o pagamento do salário em duas parcelas. “Nós faremos a assembleia para ouvir a categoria e vamos notificar a empresa. Em 72 horas, entramos em greve geral e só voltaremos quando o problema [pagamento do salário] for resolvido”, disse o sindicalista. “Vamos fazer dentro da lei para que a Justiça fique do nosso lado”, disse. 

Prefeitura ‘adiantou’ compra de vale-transporte

Ainda em 2020, o então prefeito Marcelo Rangel (PSDB) adiantou a compra de vale-transporte, injetando mais de R$ 670 mil no caixa da VCG, na tentativa de ajudar a empresa. A medida já evitou, naquele momento, problemas no pagamento dos funcionários e também outros desdobramentos. A Viação tem sofrido com a queda brusca de passageiros desde o começo da pandemia - com o fechamento do comércio e outras ações, a cidade soma quedas consecutivas do número de passageiros no sistema de transporte público.

Posicionamento da VCG

A redação do Portal aRede e Jornal da Manhã entrou em contato com a assessoria de imprensa da VCG e aguarda um retorno sobre a situação.

Últimas Notícias
Ponta Grossa 16/09/2021 ás 14:40h
Ponta Grossa 16/09/2021 ás 14:25h
Cotidiano 16/09/2021 ás 14:15h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/390000/capa_00393458_0_202109142258.jpg?xid=1133705
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades