menu

PCdoB de Ponta Grossa pede lockdown para combater a covid

Direção do partido afirma, em comunicado oficial, que é necessário fazer um lockdown de verdade na cidade ponta-grossense

O partido PCdoB, do município de Ponta Grossa, solicitou um lockdown na cidade para enfrentamento da pandemia. De acordo com o comunicado realizado pela Direção Municipal do PCdoB, se não há outras soluções para o combate à covid-19, são necessárias medidas mais drásticas. "Nesse sentido, se não temos como abrir mais leitos, mas temos recursos financeiros, só há uma resposta para combater a pandemia da covid-19: fazer um lockdown de verdade", afirma.

Confira abaixo o recado na íntegra:

"O cenário resultante da COVID-19 na cidade, no estado e no país é caótico. Hoje, dia 15, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa informou em seu boletim mais recente que 487 ponta-grossenses perderam suas vidas para a doença. Ontem, domingo, pela manhã, a população ficou chocada com a fila de carros funerários no Hospital Bom Jesus. Ademais, já perdemos a conta de quantas vezes ouvimos nossa Prefeita Elizabeth Schmidt falar a palavra “colapso” e de tentar colocar a corresponsabilidade na sociedade para enfrentar a pandemia. Mesmo com isso, o que se tem visto ainda são muitos alertas e poucas atitudes para conter o avanço do caos.

A abertura da UPA Santana foi uma importante resposta (apesar de ter sido anunciada há meses) para abrir vagas no Hospital Municipal Amadeu Puppi (Pronto Socorro) destinadas ao tratamento da COVID. Porém, com os leitos do Hospital Universitário Regional (HU) lotados e com a UPA Santa Paula com 22 pessoas internadas no dia de hoje, o que tende a ocorrer com os leitos que estão para abrir no Pronto Socorro é o que se viu em Castro decorrente da fila para acessar os leitos: em duas horas, dez leitos recém instalados foram totalmente preenchidos. Lembrando que são vinte e cinco dias seguidos praticamente sem leitos vagos na cidade, os quais, se abrir, serão preenchidos imediatamente, situação que também tem ocorrido nos leitos privados. Com este  prognóstico, o que está sendo feito pelo poder público municipal ainda é pouco para tentar minimizar a dura realidade.

Nossa Prefeita é da base do Governo Ratinho Junior, e vem tomando medidas extremamente semelhantes aos decretos estaduais. O Governador manda fechar tudo, nossa Prefeita segue o receituário e, quando ele manda abrir, lá vai nossa Prefeita fazer o mesmo. Infelizmente, essa dependência política tem levado Ponta Grossa e todo o nosso estado ao colapso tão falado por nossa Prefeita, que também afirma que os problemas vivenciados não são devidos ao aspecto financeiro, mas sim à falta de profissionais e de medicamentos, o que impede abrir mais leitos. Nesse sentido, se não temos como abrir mais leitos, mas temos recursos financeiros, só há uma resposta para combater a pandemia do COVID-19: fazer um lockdown de verdade e pelo tempo hábil para diminuir consideravelmente os índices de incidência e de mortalidade, arcando financeiramente com a permanência da população que está em situação de vulnerabilidade em casa.

Estamos vivendo o momento que exige de nós mais coragem para poder colocar a vida em primeiro lugar. Analisar, refletir e tomar medidas conforme o cenário e usar de sua influência política frente aos municípios da região para expandir o impacto de ações conjuntas são atitudes que deveriam ser feitas pelo poder público. Quanto mais se espera para agir, mais mortes ocorrerão e, se há corresponsabilidade, é porque o poder público também tem sua parcela da culpa por não agir ou agir de menos. Com estas questões colocadas, o PCdoB de Ponta Grossa convoca toda a população a entender o seu papel no combate à COVID-19 e a cobrar do poder público as medidas capazes de enfrentar a crise sanitária, social e econômica, como é o lockdown e o auxílio financeiro aos vulneráveis a nível de município, como é a abertura de leitos a nível de estado, e como são a vacinação em massa e o auxílio emergencial a nível nacional".

Últimas Notícias
Ponta Grossa 16/03/2021 ás 09:43h
Ponta Grossa 16/03/2021 ás 08:45h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/370000/cover_00370552_00.jpg?xid=1056341
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades