PUBLICIDADE

Grupo aRede lança 12ª edição do Livro-Anuário nesta sexta

Nova edição elenca as estratégias que devem auxiliar no fomento regional. O material também traz um mapa com todos os atrativos e dados socioeconômicos atualizados de 31 municípios

Imagem ilustrativa da imagem Grupo aRede lança 12ª edição do Livro-Anuário nesta sexta
-

Nova edição elenca as estratégias que devem auxiliar no fomento regional. O material também traz um mapa com todos os atrativos e dados socioeconômicos atualizados de 31 municípios

A12ª edição do livro-anuário ‘Caminhos dos Campos Gerais’ será lançada pelo Grupo aRede nesta sexta-feira (30). Com foco na retomada do turismo atrelado ao desenvolvimento regional, o conteúdo é dividido em quatro partes: entrevistas especiais, atrativos, mapa turístico e indicadores socioeconômicos. O primeiro tópico expõe o atual cenário do setor, que já começa a registrar indícios de recuperação em 2021. Para trazer à tona a realidade do turismo após os impactos da pandemia, a reportagem ouviu autoridades do poder público, gestores que atuam diretamente na iniciativa privada, entidades que promovem ações junto aos municípios e empresas dos ramos de hotelaria, gastronomia e transportes.

O Governo do Estado enxerga a região como uma grande fonte de riquezas naturais e culturais. Para exercer todo esse potencial e alavancar o número de visitações, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, aposta em uma maior divulgação dos pontos turísticos a partir do avanço da vacinação contra a covid-19. Em entrevista publicada no livro-anuário, o gestor também destaca que Ponta Grossa e a Soul Vila Velha terão um papel fundamental durante a retomada. “A concessão do parque pode ser considerada um grande marco, juntamente com a implementação dos voos em Ponta Grossa com ligação para São Paulo e Foz do Iguaçu. Isso possibilita um crescimento em nível nacional”, ressalta.

O produto também traz uma análise conjuntural por parte do presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl. Segundo ele, a regionalização turística é a opção ideal para este momento. Para favorecer as viagens de curta distância, a autarquia já iniciou um planejamento em etapas com o objetivo de qualificar os atrativos existentes também nos municípios de menor porte. “Nenhuma cidade possui tantos atrativos ao seu redor como Ponta Grossa”, afirma.

Além do Governo Estadual, o livro-anuário também ouviu representantes de organizações como a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), a Agência de Desenvolvimento do Turismo (AdeTur) e o Convention & Visitors Bureau. Cada uma das entidades está implementando projetos e desenvolvendo diretrizes para fortalecer a promoção turística junto às cidades. A primeira parte também conta com a avaliação do setor empresarial, possibilitando uma perspectiva de fortalecimento econômico junto a um maior fluxo de visitação.

Logo na sequência, o material detalha quais são os atrativos localizados em cada uma das 28 cidades. Reconhecida em âmbito nacional pelas exuberantes paisagens naturais, o ecoturismo é um dos pontos fortes da região, assim como os segmentos ligados à aventura, religiosidade, eventos, história e cultura.

Ao longo deste tópico, é possível conferir todas essas opções que englobam o trade dos Campos Gerais, além de ter acesso a todas as características que favorecem a retomada dentro dos municípios. Para introduzir esta seção, o Grupo aRede elaborou um mapa especial que reúne, de maneira resumida, as localidades que abrigam os pontos mais procurados. O leitor pode utilizar esta etapa como um guia para começar o planejamento das viagens futuras.

Desenvolvimento entra em pauta

A última seção do 12º Livro-Anuário ‘Caminhos dos Campos Gerais’ traz os indicadores socioeconômicos atualizados de 31 cidades que compõem a região. Nesta etapa, a reportagem detalha o potencial de consumo, as riquezas contabilizadas através do Produto Interno Bruto (PIB), os dados referentes à produção agropecuária, o número de empresas que cada cidade possui nos mais diversos setores, entre outros tópicos que revelam as características dos Campos Gerais e o desenvolvimento contabilizado nos últimos anos.

As informações foram apuradas junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e IPC Marketing, além de outras entidades que atuam no Paraná. Com os indicadores, também é possível traçar uma perspectiva de desenvolvimento para as cidades da região nos próximos anos. A instalação de novas indústrias, atrelada com a força do agronegócio e os investimentos voltados para a qualidade de vida da população, consolidam o crescimento econômico.

Hotelaria, transporte e ramo alimentício iniciam recuperação

A retomada do turismo também afeta diretamente todos os segmentos empresariais ligados ao setor, que também foram diretamente afetados pela pandemia. Pensando nisso, o 12º Livro-Anuário ouviu os investidores que atuam nas áreas de hotelaria, gastronomia e transportes. Ao expor a realidade de cada ramificação, foi possível identificar as estratégias adotadas para superar a crise e projetar um cenário para os próximos meses.

Com o avanço da imunização contra a covid-19 e o aumento na procura pelo roteiro turístico dos Campos Gerais, todos os empresários garantem uma perspectiva mais favorável já neste segundo semestre de 2021. Dados do Convention & Visitors Bureau revelam um aumento no fluxo de hospedagem dos hotéis de Ponta Grossa neste início de ano, que tiveram números estáveis em torno de 40% e 50%. Nos transportes, as empresas ainda apostam no ramo industrial e de cargas, mas já projetam maior procura dos passageiros.

Live Especial

Para marcar o lançamento do 12º Livro-Anuário, o Portal aRede realizará uma live especial nesta sexta-feira (30), a partir das 14h30. O evento ocorrerá de maneira on-line por conta das restrições impostas pela pandemia. Seguindo os protocolos de segurança, a live terá a participação do diretor do Grupo aRede, Eloir Rodrigues, do gerente de conteúdos, Mário Martins, e da equipe de reportagem. A transmissão também trará depoimentos em vídeo de várias lideranças regionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE