menu

PG propõe isenção no Estar para veículos elétricos

Proposta de alteração na lei vem na linha de incentivos oferecidos em diversos âmbitos para estímulo ao uso de modelos movidos a eletricidade

A Prefeitura de Ponta Grossa deve encaminhar nos próximos dias um projeto de lei que prevê alteração na lei nº 3573/1983, que dispõe sobre a exploração econômica de estacionamento de veículos, incluindo uma nova categoria para isenção de pagamento do estacionamento regulamentado. O prefeito Marcelo Rangel assinou na manhã de hoje o projeto que inclui a isenção para veículos movidos a energia elétrica.

“Entendemos que é o momento de Ponta Grossa também ir nessa frente, uma vez que os veículos movidos a eletricidade estão recebendo outras isenções para incentivar seu uso, como um novo conceito de mobilidade. Ponta Grossa também vai trilhar nesse caminho da sustentabilidade, começando pela isenção dos veículos elétricos no pagamento do estacionamento regulamentado na cidade”, avalia o prefeito Marcelo Rangel.

Em âmbito estadual, o Paraná será o primeiro estado brasileiro a conceder incentivo fiscal para estimular a produção e o uso de carros elétricos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou  durante o evento internacional Smart City Expo Curitiba, que aconteceu em março deste ano, um projeto de lei propondo zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos, que hoje é de 3,5%. Ele também vai apresentar uma proposta de convênio ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para que o Estado também possa isentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a aquisição desses veículos.

Além dos carros elétricos representarem solução para diversos problemas de qualidade do ar e aumentarem a autonomia energética de países que importam petróleo, os veículos elétricos também vem apresentando melhor aceleração e manutenção mais econômica. Desde o final do ano passado, os modelos elétricos e híbridos contam com menores Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI), como estímulo a popularização do modelo.


BR-277 possui 8 eletropostos 

O Paraná tem uma eletrovia que é mantida pela Copel. São oito eletropostos na BR-277, ligando Paranaguá, no Litoral, a Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. “A Copel faz parte desse processo porque acredita que este é o futuro da mobilidade urbana, não só para os carros de passeio, mas também no transporte público”, afirmou o presidente da companhia, Daniel Pimentel Slaviero. “Implantamos a maior eletrovia do país e hoje o governo quer fomentar a produção e utilização dos veículos elétricos”, disse ele

Últimas Notícias
Ponta Grossa 26/04/2019 ás 12:25h
Campos Gerais 26/04/2019 ás 12:00h
Cotidiano 26/04/2019 ás 11:07h
Campos Gerais 26/04/2019 ás 10:36h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/250000/cover_00257577_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades