PUBLICIDADE

Aulas presenciais não retornam nesta segunda em PG

Ponta Grossa não faz parte desse grupo. Ivaí, São João do Triunfo, Imbituva e Castro já retornaram com as atividades presenciais nas escolas da rede municipal

Imagem ilustrativa da imagem Aulas presenciais não retornam nesta segunda em PG
-

Ponta Grossa não faz parte desse grupo.  Ivaí, São João do Triunfo, Imbituva e Castro já retornaram com as atividades presenciais nas escolas da rede municipal

Dos onze municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação, apenas quatro vão retomar às aulas presenciais nesta segunda-feira (10) de forma gradativa. Ponta Grossa não faz parte desse grupo.  Ivaí, São João do Triunfo, Imbituva e Castro já retornaram com as atividades presenciais nas escolas da rede municipal e esse é um dos critérios adotados pelo Núcleo Regional de Educação para a retomada também na Rede Estadual.

O outro critério definido pelo núcleo é dar prioridade para o retorno dos estudantes que estão há mais tempo afastados das atividades escolares on-line e do contato, ainda que virtual, com os professores. Também é prioridade o retorno daqueles estudantes com mais dificuldade de aprendizagem. Este é o formato que vem sendo adotado pelos municípios. “Em conjunto aos municípios nós também faremos o retorno da nossa rede nesse mesmo modelo, priorizando os alunos do impresso, priorizando os alunos com mais dificuldade e mantendo os protocolos”, explica a chefe do Núcleo Regional de Educação, Luciana Sleutjes.

Em Ponta Grossa, o retorno das aulas presenciais nas escolas da Rede Estadual está previsto para o segundo bloco, depois do dia 24 de maio, segundo a chefe do Núcleo. Ela explica que a comunidade escolar da rede pública da cidade é muito maior que a dos outros municípios e que é necessário ter mais cautela. “Estamos num diálogo com a Rede Municipal. Assim como tem sido feio nas escolas municipais em Ponta Grossa, as escolas Estaduais também já vêm fazendo alguns atendimentos presenciais aos alunos. Para aqueles que tem mais necessidade e precisam usar os recursos da escola, como acesso à internet por exemplo”, explica Luciana.

Etapas

Essa primeira retomada, na segunda-feira (10), no formato híbrido, em consonância com os municípios que já retornaram as aulas municipais, ocorre no momento em que todas as 113 escolas estaduais dos 11 municípios que fazem parte do Núcleo Regional já estão abastecidas com todos os Equipamentos de Segurança Individual (EPI) definidos pela resolução de biossegurança da Secretaria de Saúde do estado (SESA).

A professora Luciana Sleutjes esclarece que também já foi feito um levantamento do número de funcionários disponíveis para atender aos alunos no retorno presencial, levando em conta os que devem permanecer em atividade remota, por serem do grupo de risco para a covid-19. Só após essa avaliação é que cada escola define o público que vai iniciar o retorno gradativo e entra em contato com as famílias para verificar se há interesse em aderir às aulas no formato híbrido que alterna aulas presenciais e remotas.

Imunização

O Governo do Estado anunciou que o retorno das aulas se daria paralelamente à vacinação conta a covid-19 dos profissionais da educação. Algumas doses já foram distribuídas aos municípios para a imunização dos que tem entre 55 e 59 anos de idade e trabalham ativamente nas escolas. Os profissionais sexagenários também já receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus.  Mas a chefe do Núcleo afirma que o grupo de imunizados trabalhará juntamente com o grupo dos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina. “A medida que os profissionais vão sendo imunizados também vai acontecendo esse processo de retorno que nós iniciaremos no dia 10”, destaca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE