PUBLICIDADE

Acocepr forma 13 inspetores de registro

A Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Paraná (ACOCEPR), instituída durante o Dia de Campo Cescage, encerrou na última sexta-feira, o curso de para formação de inspetores do serviço de registro genealógico de caprinos. O curso, ministrado por técnicos da Associação Brasileira de Criadores de Caprinos, reuniu na Fazenda Escola 13 pessoas, que foram capacitadas para fazer o registro de caprinos e ovinos e dos fatos ligados a eles, como cruzamentos, nascimentos, linhagens, entre outros.

Segundo a instrutora do curso, Sueli Ugiette, o registro oficial autoriza a escrituração de matrizes, o que permite ao criador fazer o rastreamento genético do animal. E este rastreamento possibilitará a seleção de cruzamentos que visem o melhoramento genético do rebanho. Ainda de acordo com Sueli, há no país uma defasagem de profissionais capacitados para fazerem o registro genealógico. “Os profissionais que concluíram o curso poderão fazer a escrituração geotécnica para criadores de caprinos e ovinos de todo o Brasil”, atesta. O curso reuniu veterinários, zootecnistas, tratadores de caprinos e acadêmicos de diversas regiões do Brasil.

O curso foi a primeira ação da ACOCEPR, que nasceu com a missão de reunir os produtores de caprinos e ovinos do Paraná e organizar a cadeia produtiva no Estado. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Caprinos (ABCC), Arlindo Ivo, o Paraná é um estado com força para crescer neste setor. “Estamos tentando resgatar o Paraná, um estado de fundamental importância na agricultura do país. Se a gente consegue produzir no Nordeste, com tantas dificuldades climáticas, aqui, um estado com forte produção agrícola, tem todo o potencial necessário para dar um salto na produção de caprinos”, disse Arlindo Ivo. “Tudo o que há de mais moderno em biotecnologia para reprodução animal está no laboratório do Cescage Genética. Então é só começar a funcionar, distribuir o conhecimento que o Cescage tem para difundir o que se produzirá no Paraná”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE