PUBLICIDADE

Projeto da Emater mais que dobra a média de produtividade na região

Nas unidades demonstrativas do Projeto Grãos Centro Sul de Feijão e Milho, que atende quase 2 mil famílias, a média é elevada com orientação e tecnologia

O Projeto Grãos Centro Sul de Feijão e Milho, realizado pela Emater há 20 anos em cerca de 40 municípios da região Centro-Sul do Paraná, tem elevado a produção agrícola em sua área de abrangência. De acordo com os dados revelados, referentes ao projeto do ano anterior (safra 2013/2014), em ambos os cultivos a produtividade média obtida junto às quase duas mil famílias participantes foi superior ao dobro da média estadual. O projeto é realizado com o milho e o feijão, que são culturas tradicionais da agricultura familiar paranaense.

Nas unidades demonstrativas, os produtores de milho colheram uma média de 12,7 mil quilos de grãos por hectare, na média. Para efeitos de comparação, a média no Estado foi de 6,1 mil quilos, enquanto que a média nacional foi de 5 mil quilos. Índices mais expressivos ficaram com o feijão: os produtores atendidos pela Emater colheram, em média, 3,9 mil quilos de feijão por hectare, enquanto que no Estado o índice ficou em 1,5 mil quilos. Em relação à média nacional, de mil quilos por hectare, o resultado é quase quatro vezes superior.

“Graças à orientação que o agricultor recebe dos técnicos da Emater, vem sendo possível elevar a produtividade do feijão e do milho em níveis acima do dobro da média no Paraná e no Brasil”, disse o presidente da Emater, Rubens Niederheitmann. Para o secretário Norberto Ortigara, os recursos obtidos com o aumento da renda na propriedade podem ser investidos em bens que melhorem as condições de vida da família e a infraestrutura de produção ou, ainda, para implantar novas culturas, como a fruticultura ou a olericultura, capazes de dar um retorno econômico maior por área cultivada.

Da região dos Campos Gerais participam os municípios de Prudentópolis, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Irati, Rebouças, Teixeira Soares, Cândido de Abreu, Castro, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Ortigueira, Palmeira, Reserva, São João do Triunfo, Tibagi, Ventania e Ponta Grossa, a qual sediou o dia de campo do projeto entre os dias 8 e 11 de março. O programa é realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), em parceria com a empresa Syngenta, o Iapar, a Embrapa, as prefeituras municipais e o apoio de outras instituições.

METODOLOGIA
Colaboradores são escolhidos
Para atingir o objetivo, a Emater utiliza metodologia especial da extensão rural. Seleciona na comunidade um agricultor colaborador. Ele cede a propriedade para a implantação de uma lavoura de feijão e milho que será conduzida com tecnologia de ponta. Durante a fase de desenvolvimento, a mesma lavoura é usada pelos técnicos para reunir outros produtores vizinhos. Em reuniões práticas ou dias de campo, todos podem conferir, na prática, o resultado da aplicação de cada tecnologia. Foram instaladas cerca de 150 unidades com essa característica.

O QUÊ
>> FAO
O Projeto Grãos-Centro Sul de Feijão e Milho foi incluído na plataforma digital da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O trabalho já está disponível para acesso na plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável da FAO/ONU, no endereço eletrônico www.boaspraticas.org.br. Em breve, estará disponível também nos idiomas inglês, espanhol e francês.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE