PUBLICIDADE

ExpoFrísia tem recorde de inscrições de animais

No total, são 194 da variedade Holandês Preto e Branco e 119 da Vermelho e Branco
No total, são 194 da variedade Holandês Preto e Branco e 119 da Vermelho e Branco -

Feira conta com mais de 300 bovinos. Evento é etapa do Circuito Nacional da categoria

Começa oficialmente nesta quinta-feira (25), no município de Carambeí, na região dos Campos Gerais, a edição 2019 da Expofrísia. Evento já tradicional na difusão de tecnologia e melhoramento genético, neste ano foi confirmado um número recorde de animais participantes, 313 no total, sendo 194 da variedade holandês preto e branco e 119 da vermelho e branco. Realizado no Parque Histórico de Carambeí, a programação segue até sábado, com julgamentos que valem para o Circuito Nacional – ou seja, os animais avaliados irão para o ranking brasileiro. 

O coordenador da pecuária leiteira da Frísia, Jefferson Pagno, explica que as mais de três centenas de animais são de 25 expositores, todos da região dos Campos Gerais. Ele conta que o ano está positivo para o segmento devido a um conjunto de fatores. “Estamos passando por um bom momento da cadeia leiteira, favorecendo muito o desempenho do produtor rural. Também há uma maior profissionalização nas propriedades, o que estimula o criador a investir. Temos na cooperativa, por exemplo, um grupo de produtores que utiliza sêmen de animais com genética superior”.

Pagno reforça que a ExpoFrísia é valorizada pelos expositores, o que soma para o maior interesse na participação nos julgamentos. “A ExpoFrísia é uma das etapas do Circuito Nacional da Raça Holandesa, ou seja, a pontuação adquirida na feira é acrescida na soma geral da competição. Ninguém quer ficar de fora e perder posição”, conta o coordenador. O Circuito Nacional é organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH).

A feira promovida pela Frísia tem como jurado este ano Yan Jacobs, do Canadá. Jacobs nasceu e se criou na Jacobs Farm, em St-Francois Est, em Québec. Atualmente, a fazenda da família tem 215 vacas. Nas pistas, a Jacobs Farm já foi por sete vezes “Melhor Criador” na World Dairy Expo em Madison (EUA) e também na Royal Winter Fair, em Toronto. Como jurado, Yan Jacobs já esteve em vários países ao redor do mundo, sendo que no ano passado julgou nos Estados Unidos. Além disso, nos últimos anos, ele teve a oportunidade de julgar inúmeras exposições em Quebec. Em 2016, Yan foi jurado auxiliar na World Dairy Expo.

Feira terá 33 empresas expositoras

Além dos animais, os visitantes poderão ter contato com dezenas de empresas ligadas à cadeia leiteira, como alimentação, genética, entre diversos outros, para que possam, junto com o conhecimento obtido junto aos produtores/expositores, melhorar a produtividade e a qualidade na produção de leite, ampliando os ganhos. O coordenador da Frísia lembra que, com o mercado aquecido, as empresas do segmento, indústria e fornecedores de insumos, contratam mais profissionais, situação na contramão do momento do país.

Parceria

No dia 26 de abril, a Frísia lança oficialmente a parceria com a OnFarm, startup que cria soluções para melhorar a qualidade do leite e diminuir a quantidade de antibióticos na produção. Além disso, com a tecnologia empregada há agilidade para ações de prevenção de doenças e eficiência no manejo.

Programação ExpoFrísia 2019

25 de abril (quinta-feira)

15h às 18h – Julgamento da Raça Holandês Vermelho e Branco e Gado Jovem

18h – Solenidade de Abertura

19h – Clube de Bezerras

26 de abril (sexta-feira)

8h30 às 12h – Palestra sobre Pecuária de Leite

13h às 15h – Palestra sobre Pecuária de Suínos

15h às 18h – Julgamento da Raça Holandês Preto e Branco e Gado Jovem

18h às 20h – Julgamento da Raça Holandês Vermelho e Branco e Gado Adulto

27 de abril (sábado)

10h30 às 12h30 – Copa dos Apresentadores

14h às 17h30 – Julgamento da Raça Holandês Preto e Branco e Gado Adulto

17h30 – Premiação dos Produtores-destaque18h30 – Solenidade de encerramento

Serviço

ExpoFrísia 2019

25 a 27 de abril

Parque de Exposições Frísia, anexo Parque Histórico

Carambeí (PR

)www.expofrisia.com.br

Entrada gratuita

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE