PUBLICIDADE

Expofrísia exalta potencial genético do gado da região

Evento conta com o julgamento dos animais holandeses, preto e branco e vermelho e branco
Evento conta com o julgamento dos animais holandeses, preto e branco e vermelho e branco -

Realizado em Carambeí, abertura nesta quinta terá a presença do governador do Paraná em exercício, Darci Piana

Está marcada para as 18 horas desta quinta-feira (25) a solenidade de abertura da Expofrísia, uma das mais relevantes feiras da pecuária leiteira do Brasil. Evento estritamente técnico, voltado aos produtores de leite, a Expofrísia espera atrair cinco mil visitantes de todo o país até sábado, o último dia. Nesta quinta, logo após a abertura, a atração será o clube das bezerras, onde as crianças (de 8 a 15 anos) irão apresentar os resultados dos cuidados que tiveram com os animais desde o início do ano. No total, são 313 bovinos expostos, de 25 expositores, e há ainda 33 empresas expositoras em estantes, onde demonstram as novidades relacionadas ao setor leiteiro. O governador do Paraná em exercício, Darci Piana, confirmou presença na abertura. 

A feira é um evento que se fortalece como um dos principais do Brasil ao expor animais de alto potencial genético, que se destacam no ranking nacional. “A Expofrísia é uma das etapas do circuito nacional da raça holandesa, Temos animais excepcionais e estamos em uma bacia leiteira respeitada por todo o Brasil, uma das mais expressivas do pais. Aqui os produtores apresentam o que vêm trabalhando de melhoramento genético ao longo dos anos, excepcionalmente os últimos cinco anos, que é a geração com a maior expressividade genética”, afirmou o coordenador da Pecuária Leiteira da Frísia, Jefferson Pagno, em entrevista ao portal aRede na tarde desta quinta-feira.

O prefeito de Carambeí, Osmar Blum, destaca a feira como um dos eventos mais importantes no âmbito de negócios para o município. “A Expofrísia é um exemplo de trabalho bem feito que os descendentes de holandeses trouxeram, e realizam o aprimoramento da raça. Cada vez produzimos mais leite e com mais qualidade, tentando baixar os custos de produção. E para nós é de suma importância que se tenha uma feira como a Expofrísia, que atraia visitantes e gere mais negócios aos produtores e ao município”, ressaltou Blum. Ele lembrou ainda o trabalho da Prefeitura contínuo, durante o ano, de investimentos realizados em âmbito rural, na melhoria das estradas, para que os produtos possam chegar da forma mais rápida ao destino.

Feira é uma das principais do país

Aos visitantes, Emerson Moura, superintendente da Frísia, destaca algumas características da feira. “Sendo uma das feitas mais importantes no setor de gado de leite do país, os visitantes podem esperar o que tem de melhor em tecnologia de produção de leite, genética muito forte e manejo. Os produtores e cooperados poderão ver o que tem de novidade de manejo no gado leiteiro e na parte de produção de alimentos para a pecuária leiteira”, ressalta. O evento ocorre no Parque de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí.

Palestras sobre pecuária são o destaque no 2º dia

Além de descobrir as novas tecnologias nos estandes e do networking junto aos expositores, onde é possível entender o que os produtores de alto rendimento fazem em sua propriedade no quesito manejo e o que usam de genética, os produtores participantes têm a oportunidade de buscar qualificação. Na sexta-feira, por exemplo, é o dia de palestras. Pela manhã, a partir das 8h30, o assunto é a pecuária leiteira, enquanto que depois do almoço, a partir das 13 horas, especialistas abordam a pecuária de suínos. Na mesma sexta-feira pela manhã ocorre o lançamento do catálogo de touros da intercooperação, onde há a seleção de animais de alto potencial genético. Os cooperados que adquirem sêmen do catálogo para os seus animais podem obter melhora na produção de leite, na vida produtiva, qualidade nos úberes e nas pernas e pés, além do ganho em sólidos como gordura e proteína.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE