menu

Projeto abre espaços para humoristas em PG

Além do foco na comédia, grupo de comediantes quer incentivar o hábito de frequentar teatros na cidade

O mercado do ‘stand up’ - tipo de show de comédia em que apenas um comediante costuma se apresentar em pé, sem cenários e acessórios - está em grande crescimento não só no Brasil, mas no mundo todo. Conforme dados da Netflix, uma das principais plataformas de ‘streaming’ a atuar no Brasil, 50% dos pouco mais dos seus 130 milhões de assinantes espalhados pelo planeta assistiram pelo menos um especial de humor nos últimos doze meses. Um terço deles assistiu a pelo menos três shows de comédia.

É com base neste mercado, em amplo crescimento, que surge o ‘Convite à Comédia’. O projeto tem como objetivo dar visibilidade para os comediantes de Ponta Grossa, além de ampliar a cultura da comédia na cidade. Idealizado por três comediantes locais, o projeto acontece no Cine-Teatro Ópera, todas as quartas-feiras e com entrada gratuita. Conforme Alison Andrei, um dos responsáveis pela iniciativa, “o ‘Convite à Comédia’ é o projeto que todo comediante quer ter em sua cidade, que basicamente se consiste em uma noite para testar piadas e treinar habilidades de palco. Pra quem está começando, fazer ‘stand up’ é algo um pouco assustador, pois você está de cara limpa de frente com uma plateia que quer rir. Isso necessita de muito treino, muito estudo e o projeto é exatamente para isso. Eu participo desde a primeira edição e continuo porque a comédia me fascina desde a infância. Sempre quis ser palhaço porque gosto de fazer rir”.

Gui Augusto, também um dos idealizadores do projeto, fala sobre como o ‘Convite à Comédia’ surgiu, e afirma que o projeto começou com o comediante Diego Castro, que primeiramente implementou o projeto em Maringá, e posteriormente em Ponta Grossa. “Começamos a fazer as apresentações aqui na cidade em junho deste ano e seguimos até o dia 12 de dezembro direto, todas as quartas-feiras. Há pouco tempo, o Diego [Castro] deixou o país, se mudando para o Japão, fazendo com que eu encabeçasse o projeto. A ideia inicial foi trazer o público jovem para o teatro, para estimular o hábito de frequentar os teatros e aproveitar o que eles têm a oferecer. Além disso, também temos o intuito de aproximar as pessoas do humor, da comédia. Estamos criando um cenário forte neste ramo em Ponta Grossa, e para o nosso lado [do comediante] também é proveitoso, uma vez que com apresentações todas as quartas, enriquecemos nosso repertório e ganhamos experiência”, conta.


Projeto tem apoio da Fumtur

Conforme Gui Augusto, um dos responsáveis pelo ‘Convite à Comédia, o projeto é realizado através de uma parceria com a Fundação Municipal de Turismo, vinculada à Prefeitura de Ponta Grossa, que cede gratuitamente o Cine-Teatro Ópera e toda a sua estrutura para os comediantes. Ainda de acordo com Gui, há a intenção de renovar a parceria com a fundação para que a iniciativa se mantenha em 2019.


Parcerias 

Pedro Gerônimo, também idealizador do projeto explica alguns dos planos futuros para a iniciativa. “Comecei a participar do projeto a convite do Gui [Augusto] e do Diego Castro, a princípio para fazer apenas uma participação, mas acabei ficando. Agora, em parceria com o Gui e com o Alison, estamos à frente da iniciativa e buscamos, além de muitos risos, parcerias e patrocínios para que possamos continuar mantendo o projeto gratuito e para que tenhamos algum retorno do nosso trabalho”, conclui.

Últimas Notícias
Bom Dia Astral 31/07/2019 ás 00:48h
RC Coluna 31/07/2019 ás 00:09h
Ponta Grossa 30/07/2019 ás 21:45h
Campos Gerais 30/07/2019 ás 20:49h
Cotidiano 30/07/2019 ás 18:45h
Ponta Grossa 30/07/2019 ás 18:27h
Campos Gerais 30/07/2019 ás 18:11h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/260000/cover_00269226_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades