PUBLICIDADE

13º BIB prepara livro sobre militares em lutas pelo país

Pesquisas tiveram início em janeiro e estão em fase final, mas para viabilizar a publicação o 13º BIB busca apoio de patrocinadores

Embora o eixo da pesquisa sejam as revoluções de 1924 a 1932, o livro vai abranger toda a história dessa importante unidade do Exército Brasileiro em Ponta Grossa
Embora o eixo da pesquisa sejam as revoluções de 1924 a 1932, o livro vai abranger toda a história dessa importante unidade do Exército Brasileiro em Ponta Grossa -

Pesquisas tiveram início em janeiro e estão em fase final, mas para viabilizar a publicação o 13º BIB busca apoio de patrocinadores 

O 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13 BIB) prepara um livro sobre a participação de militares de Ponta Grossa em conflitos que mudaram a história do país. Por determinação do Comandante Coronel Daniel Moreira Marques, Sargento Edson Lopes realizou uma pesquisa e coletou documentos que trazem detalhes sobre as missões de militares do batalhão ponta-grossenses em eventos como a Revolução de 1924, Revolução de 1930 e Revolução Constitucionalista de 1932.

As pesquisas tiveram início em janeiro e estão em fase final, mas para viabilizar a publicação, o 13 BIB busca apoio de patrocinadores. A intenção é que, na primeira edição, sejam lançados aproximadamente 700 exemplares. A princípio, a publicação não será comercializada. “A intenção é que distribuirmos para militares e apoiadores, além de disponibilizarmos na biblioteca do ‘Museu do Treze’ para consulta”, explica Sargento Lopes. Empresas ou pessoas físicas interessadas em apoiar o projeto podem entrar em contato direto com o autor da pesquisa pelo telefone (42) 99980-0123.

Para contar a história das missões do 13º BIB, Sgt Lopes resgatou arquivos do Batalhão e percorreu mais de 2.100 km até os municípios onde os combates foram travados. A maior parte da pesquisa está fundamentada nos ‘Relatos de Combate’ dos militares do Batalhão de Ponta Grossa. Os documentos são ricos em detalhes e possibilitam ao leitor visualizar os conflitos pelos olhos de quem esteve no front. “O livro fala da ação dos militares a partir dos relatos de combates que eram produzidos. Em alguns momentos colocamos a transcrição completa destes relatos”, conta o autor.

A Revolução de 1924 (Revolta Paulista ou Revolução Esquecida) é a mais documentada na pesquisa. Isso porque ela marca o ‘Batismo de Fogo’ (primeira luta armada) do 13ª Regimento de Infantaria (R.I), que mais tarde viria a se transformar no 13º BIB. Foi para conter as tropas revolucionárias paulistas que militares de Ponta Grossa foram enviados ao estado vizinho e travaram o primeiro conflito no município de Salto Grande.

Ainda no contexto de 1924, o livro traz relatos da guerra em trincheiras no município de Catanduvas, oeste paranaense. Apesar das diversas mortes em combate, de ambos os lados, os soldados do Treze venceram as batalhas naquele ano e foram decisivos para conter o avanço do movimento tenentista. Seis anos após a vitória de 24, o 13º R.I garantiu apoio à revolução que levou Getúlio Vargas à Presidência e, em 1932, conteve o movimento paulista que tentou tirar Vargas do poder. Destes combates, nasceu o ‘slogan’ do Treze: “Nunca Vencidos!”.

Embora o eixo da pesquisa sejam as revoluções de 1924 a 1932, o livro vai abranger toda a história dessa importante unidade do Exército Brasileiro em Ponta Grossa. O Regimento foi criado em 1923 e esteve presente em diversas missões e eventos que marcaram a história do Brasil, como o envio de 336 militares para a II Grande Guerra, missão de Paz no Canal de Suez (Egito), missão de Paz no Haiti e contribuiu com a força de Pacificação no Rio de Janeiro diversas vezes. A previsão é que o material seja publicado ainda neste ano, antes do Coronel Marques deixar o Comando do 13º BIB.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE