menu

Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro realiza Festa da Padroeira

Durante a festividade, além do tríduo religioso, almoço, bingo e música, também será inaugurado o ícone de Nossa Senhora e a Praça de São Miguel Arcanjo  

Caminhando para um ano jubilar, a Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, localizada no Núcleo Santa Maria, no bairro Colônia Dona Luiza, realiza mais uma edição da tradicional Festa da Padroeira. As atividades tiveram início nessa quinta (22) e seguem até domingo (25). A novidade mais esperada pela comunidade, é sem dúvida, a inauguração do ícone de Nossa Senhora. A obra foi construída por três artesões locais, Paulo Rogério Biscaia, Luiz Moacir Júnior e Leão Moliterno, e será fixada na fachada da Paróquia. Dentro de um círculo ficará a Mãe de Deus, simbolizando a eternidade de Deus. Nas laterais, uma pequena estrofe do Magnificat, exaltando aquela que é a Serva do Senhor.

Antes da inauguração, os fiéis podem prestigiar outras atividades que foram preparadas. De quinta (22) a sábado (24), acontece o tríduo da Padroeira com missa sempre as 19h30 e logo após, venda de pastel, bolo da padroeira e quentão. No sábado, depois da missa, também será realizada a inauguração da Praça de São Miguel Arcanjo e benção do pátio da Igreja. No domingo (25) a missa solene será às 9h, e a Banda Marcial do Colégio Sagrada Família fará uma apresentação especial para a grande inauguração do ícone de Nossa Senhora de Częstochowa. Quem quiser, pode ficar almoçando na Paróquia, isso porque será preparado um almoço, no valor de R$45 o churrasco (serve três pessoas) e R$10 o combo (com dois tipos de arroz, farofa, maionese e cebola). Encerrando a festividade, à tarde acontece o Bingo, que vai sortear um fogão, uma churrasqueira elétrica e uma bicicleta.

Para o Pároco, padre Gilberto de Andrade Torquato, todo o crescimento que tem acontecido na comunidade é um milagre. “O sentimento que nasce é de alegria, de gratidão a Deus, por olhar para a nossa comunidade com tanto carinho, com tanto amor, porque humanamente falando seria impossível realizar tudo aquilo que estamos realizando se não fosse a mão de Deus. Eu tenho certeza que isso é o dedo de Deus nos abençoando”, afirma.

A Paróquia

No início da década de 80, a criação do um núcleo habitacional Santa Maria, permitiu o desenvolvimento da região e o crescimento da população local. Logo, os moradores começaram a pensar na construção da primeira igreja da comunidade. Sem recursos, porém, o Padre regional da época, Vitoldo, ia de casa em casa, fortalecendo a fé dos fiéis e pedindo doações para a construção da igreja. Aos poucos, grupos de serviço foram sendo formados, e muitas pessoas contribuíram com ajuda material e espiritual. O sonho se tornou realidade, a igreja ganhou paredes, teto, bancos e fiéis.

A Paróquia Espírito Santo, como era chamada, cresceu além do imaginado, e foi preciso reorganizá-la.  Em fevereiro de 2005, o Bispo Diocesano, Dom Sérgio Arthur Brashi na presença do Pároco da Paróquia Espírito Santo, Padre Maurinus Domingus e demais sacerdotes, criou a quase Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, desmembrando assim o território da nova Paróquia da então Paróquia Espírito Santo. Nossa Senhora do Monte Claro, como é conhecida no Brasil, é a padroeira da Polônia, podendo também ser chamada de Nossa Senhora de Częstochowa, um título católico de Maria Santíssima.

A Paróquia está situado na Rua Corruíra, 01. Col. Dona Luiza, e hoje cobre as Capelas Santa Tereza Santa Tereza, Santos Arcanjos Jd. Cerejeiras, Nossa Senhora Aparecida Ouro Verde, São Sebastião, Roxo Roiz, Mãe da Divina Graça Vila Rural, Nossa senhora da Luz Guaragi e São Sebastião Faxinalzinho, com um total aproximado de 5 mil paroquianos.

Últimas Notícias
Ponta Grossa 26/08/2019 ás 09:38h
Ponta Grossa 26/08/2019 ás 09:15h
Cotidiano 26/08/2019 ás 09:00h
Cotidiano 26/08/2019 ás 08:20h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/280000/cover_00282488_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades