PUBLICIDADE

Aventureiros de PG enfrentam desafios em montanha

O Pico Paraná tem mais de 1800 metros de altitude; todo fim de semana dezenas de aventureiros tentam chegar ao seu topo

Todo fim de semana dezenas de aventureiros tentam chegar ao topo do Pico Paraná
Todo fim de semana dezenas de aventureiros tentam chegar ao topo do Pico Paraná -

O Pico Paraná tem mais de 1800 metros de altitude; todo fim de semana dezenas de aventureiros tentam chegar ao seu topo

montanha mais alta do sul do Brasil fica no Paraná. Localizada entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul, no alto dos seus 1877 metros, o Pico Paraná, é o sonho de muitos montanhistas. A cada fim de semana, dezenas deles, partem rumo ao Pico para tentar chegar ao seu cume. Um grupo de ponta-grossenses viveu essa aventura, e voltou para casa com muitas histórias para contar.

A formação rochosa de granito e gnaisse faz parte de um conjunto de serra chamado Ibitiraquire, que inclui também os cumes União e Ibitirati. Para atravessar a Fazenda Pico Paraná é preciso pagar uma taxa no valor de R$10 por pessoa. No pé da montanha também há estacionamento, sem custo. A trilha leva em média seis horas para ser concluída, mas o tempo pode variar bastante dependendo do condicionamento físico dos aventureiros. Helton Alexandre Soares, um dos organizadores da excursão, já conhecia a montanha, mesmo assim destaca que cada volta ao Pico é única.

“Foi bastante desafiador por conta de algumas pessoas que se arriscaram pela primeira vez no Trekking de Montanha já de cara no maior do sul do país e que não sabiam das suas dificuldades e limitações, inclusive medo de altura, tendo em vista que passamos por obstáculos como grampos, correntes e cordas para escalada. Isso acabou dificultando um pouco mais justamente pelo fato de ser um grupo grande, então acabamos levando um pouco mais de tempo do que o planejado – o grupo levou 9h para chegar ao cume -, mas cada subida ao pico é diferente”, relata. No total, 16 amigos saíram de Ponta Grossa para tentar subir o Pico, alguns com mais experiência em montanhismo, outros iniciantes. Na mala, roupa, cantil, saco para dormir, kit de higiene, primeiros socorros, isqueiro, fogareiro, capa de chuva, combustível, canivete, corda, alimento e muita água.

A trilha é toda sinalizada, mas não é fácil, nem aconselhada para iniciantes. No caminho, há terrenos arenosos, matas fechadas e penhascos. Há também o elevador, um dos pontos mais assustadores. Com ganchos fixados no paredão é preciso escalar com cuidado, e um passo em falso pode ser o fim. Durante o caminho, vencer os próprios limites físicos é a maior conquista para alguns, enquanto para outros, o medo é o maior inimigo a ser derrotado, como conta Bruno Rafael dos Santos. “Sou acostumado a fazer vários esportes, mas essa foi a primeira vez no Trekking, em um dos percursos considerados difíceis, mas me ajudou a superar meu medo de altura, apesar de um elevado risco, foi muito emocionante”, relembra.

Do alto da montanha ícone para os montanhistas, a vista é revigorante. Pela manhã é possível ver o dia nascendo sobre as nuvens, que aos poucos vão se dissipando e abrindo espaço para uma visão única do litoral paranaense e da represa do Capivari. São esses momentos que fazem surgir novos montanhistas a cada excursão. Quem vai uma vez e chega ao topo, não se contenta mais em ver a montanha de outro lugar que não seja embaixo dos seus pés.

Belas paisagens compensam todo o esforço do grupo

Jessica Silva Santos, nunca tinha feito trekking e encarou logo o Pico Paraná, o maior desafio da vida da jovem de 23 anos. “Ao amanhecer, lembro de ter acordado por volta das 06hrs da manhã, tudo muito escuro ainda, abri a barraca, olhei em volta e vi uma imensidão branca parecendo o mar. Levantei, tomei um bom café e começamos a prestigiar o nascer do sol. Foi a sensação mais gostosa que já tive. E naquele momento pude perceber o quanto somos pequenos nessa imensidão; o quanto estar ali foi gratificante e o quanto todo esforço foi recompensando com aquele nascer”, conta

Todo fim de semana dezenas de aventureiros tentam chegar ao topo do Pico Paraná
Todo fim de semana dezenas de aventureiros tentam chegar ao topo do Pico Paraná Aventureiros de PG enfrentam desafios em montanha Aventureiros de PG enfrentam desafios em montanha Aventureiros de PG enfrentam desafios em montanha Aventureiros de PG enfrentam desafios em montanha Aventureiros de PG enfrentam desafios em montanha Aventureiros de PG enfrentam desafios em montanha Aventureiros de PG enfrentam desafios em montanha Aventureiros de PG enfrentam desafios em montanha Aventureiros de PG enfrentam desafios em montanha Aventureiros de PG enfrentam desafios em montanha
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE