menu

Pegaí faz lançamento de livro no aniversário de PG

‘A Turma da Vila Hilda contra-ataca’ é o nome da obra que faz homenagem aos 197 anos da cidade

Na próxima terça-feira (15/09), o Instituto Pegaí Leitura Grátis entrega um presente para a cidade de Ponta Grossa. A entidade realiza uma live de lançamento do livro ‘A Turma da Vila Hilda contra-ataca’, de autoria da escritora Simone Pedersen, em comemoração aos 197 anos do município. O evento online acontece às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto no YouTube. O lançamento, com mediação de Jéssica Santos, conta com a presença da autora da obra, Simone Pedersen, e da revisora Cláudia Gomes Fonseca.

O livro é uma continuação da obra ‘O Fantasma da Vila Hilda’, da autoria de Pedersen, que foi lançada no ano de 2019, também no aniversário da cidade. As duas obras são da editora Jogo de Palavras, que voluntariamente cedeu as obras para uma tiragem especial impressa pelo Instituto. No primeiro livro, o leitor é apresentado a divertidos fantasmas que frequentam o casarão Vila Hilda, na cidade de Ponta Grossa. O nova história se passa no contexto atual da pandemia de Coronavírus (COVID-19), dois anos após o desfecho da primeira obra. Em ‘A Turma da Vila Hilda contra-ataca’, Vinicius e seu primos são convocados para salvar a cidade, que está sendo atacada por um exército inimigo. A turma precisará de muita união e de auxílio de seus amigos fantasmas para vencer essa ameaça. 

“A pandemia mudou a sociedade de um dia para o outro, e todos ficaram confusos, inclusive as crianças. Quando conversamos sobre uma possível continuação  do primeiro livro ‘O Fantasma da Vila Hilda’, o novo cenário não poderia ser evitado. Assim, busquei introduzir os fantasmas da Vila Hilda neste momento”, conta Pedersen. A ideia para o segundo livro surgiu quando o Instituto propôs à autora escrever uma continuidade da história, revelando o destino dos personagens após o desfecho dos acontecimentos do primeiro livro.

A escritora realizou todo o trabalho voluntariamente em ‘O Fantasma da Vila Hilda’ e ’A turma da Vila Hilda contra-ataca’, pois acredita na missão do Instituto de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros. De acordo com Pedersen, é uma honra participar de projetos como o Pegaí Leitura Grátis. “Enquanto escritora, especialmente em relação à literatura infantojuvenil, não vejo sentido em escrever se não levar deleite aos leitores. Ao mesmo tempo, a literatura é por si só transformadora. Infelizmente, em nosso país, muitos não têm acesso aos livros”, revela.

Para Pedersen, o Instituto Pegaí possibilita acesso gratuito a livros e promove a formação de leitores. “Um livro é só um grão de areia. Mas não existe praia sem areia. E o Pegaí é o vento que leva a areia até aqueles que sonham em conhecer o mar”, completa. Lariane Casagrande, que ilustrou a obra inicial, também embarcou na aventura e presenteia os leitores com sua arte na nova história. “Espero que se divirta lendo este livro como me diverti ilustrando!”, diz a ilustradora aos leitores da obra.

Esse é o primeiro livro impresso pelo Pegaí com papel 100% patrocinado. O Instituto conta com o apoio da empresa BO Paper Brasil Indústria de Papel Ltda para o papel do miolo e a Papirus Indústria de Papel, por sua vez, patrocina o papel da capa. O Pegaí também conta com o patrocínio da Elis Brasil - Serviços e Higienização de Têxteis, da Expresso Princesa dos Campos Encomendas e de recursos da campanha ‘Transforme seu cupom, sem CPF, em leitura’.

Quer participar desse emocionante evento na próxima terça-feira? Acesse o link para acompanhar a transmissão ao vivo no canal do YouTube do Instituto Pegaí Leitura Grátis.

Últimas Notícias
Cotidiano 10/09/2020 ás 23:00h
Ponta Grossa 10/09/2020 ás 21:00h
Ponta Grossa 10/09/2020 ás 20:10h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/330000/cover_00337554_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades