PUBLICIDADE

Unimed promove lançamento de livro sobre saúde infantil

Autoria é de duas médicas e uma dentista e traz questões de saúde bucal e obesidade infantil para apoiar pais no desenvolvimento das crianças

Unimed promove lançamento de livro sobre saúde infantil
Unimed promove lançamento de livro sobre saúde infantil -

Autoria é de duas médicas e uma dentista e traz questões de saúde bucal e obesidade infantil para apoiar pais no desenvolvimento das crianças

A Unimed Ponta Grossa promove, na próxima quarta (07), uma live com a odontopediatra Cinthia de Luca, e com as endocrinopediatras Leticia Rocha Batista e Luana Bertinatto, para o lançamento do livro “Duda Papa Tudo”. O evento online será transmitido pela página do Facebook da cooperativa médica a partir das 20h.

A obra é patrocinada pela Unimed Ponta Grossa e é o mais novo livro da turma da Dra. Tulipa, personagem local já conhecido pelo público, que trata questões da saúde bucal infantil de forma lúdica nos livros “A janelinha de Guto” e “O reino encantado das chupetas”.

Nesta terceira história, os personagens dos livros anteriores ganham um amigo, o Duda, uma criança em desenvolvimento que tem como base de alimentação produtos industrializados, doces e rotina de exageros.

A partir dessa ideia, a obesidade infantil vem como protagonista do terceiro livro, escrito a seis mãos em uma parceria entre as três profissionais. “Com o crescimento da doença cárie e da obesidade infantil, nasceu o personagem principal desta terceira história. Ele representa nosso cenário atual, em que uma a cada três crianças são obesas e ingerem alta quantidade de açúcar na dieta”, explica Leticia.

Segundo o Atlas Mundial da Obesidade e a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que o Brasil vai ocupar, em 2030, a 5º posição no ranking de países com o maior número de crianças e adolescentes com obesidade, com apenas 2% de chance de reverter essa situação se medidas não forem tomadas.

Já segundo o Atlas da Obesidade Infantil no Brasil, publicado em 2019 pelo Ministério da Saúde, quase 20% de crianças menores de dois anos têm excesso de peso, 168 mil sofrem com sobrepeso e 120 mil são obesas.

Lançamento

A live será um bate-papo com as três profissionais, que irão contar mais sobre a história do livro e responder perguntas dos internautas que estiverem acompanhando a transmissão.

Os livros também estarão disponíveis para venda a partir do dia 07 e as pessoas que efetuarem a compra durante o lançamento irão receber brindes exclusivos junto com o exemplar. A aquisição poderá ser feita online com o custo de R$ 32 mais o valor do frete.

Receitas saudáveis

Desde a ideia até a publicação do livro, foram dois anos de trabalho. Além da narrativa voltada para as crianças, no decorrer das páginas, os pais também podem conferir dicas e orientações direcionadas a eles a respeito de prevenção.

As autoras também incluíram na obra diversas receitas saudáveis, tanto doce quanto salgadas, para incentivar o preparo em família. Outro diferencial é que as receitas trazem contagem de carboidratos.

Luana Bertinatto espera que o livro contribua com o envolvimento de pais e filhos nos cuidados com a alimentação, trazendo benefícios para ambos. “Queremos ampliar acesso dos responsáveis e suas crianças às informações odontológicas e à saúde geral infantil. Acreditamos que, de forma lúdica e ilustrativa, é muito mais fácil haver entendimento desses assuntos”, explica a médica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE