menu

Documentário gravado nos Campos Gerais ganha Prêmio Internacional

O filme que faz parte da série “O Lugar Antes de Mim” ainda concorre em um festival espanhol e em um brasileiro

O segundo episódio da série O Lugar Antes de Mim - A Arte Rupestre nos Campos Gerais, produzido no Paraná, ganhou o Prêmio do Público do festival de cinema francês Rencontres d'archéologie de la Narbonnaise, no último dia 07. 

A série documental criada e dirigida por Karla Nascimento, propõe a difusão e a consequente valorização do patrimônio cultural, em especial os sítios arqueológicos através dos recursos audiovisuais. 

Nesse episódio foi abordada a arte rupestre nos Campos Gerais, em arenitos no Segundo Planalto Paranaense. Foram visitados diversos sítios arqueológicos nos municípios de Ponta Grossa, Tibagi, Ventania, Piraí do Sul e Jaguariaíva. 

O filme agora participa da competição oficial do 20º Festival Internacional de Cine Arqueológico del Bidasoa (FICAB), organizado pelo Museo Romano Oiasso, no País Basco (Espanha). O evento terá sessões presenciais restritas e devido a pandemia fará também uma mostra online, será possível assistir aos filmes de 16 a 20 deste mês no link.

No mês de dezembro o documentário será exibido durante a Mostra Arquivo-Memória do Cine Tornado, um festival de cinema nacional, em breve mais informações.

Para a produção do filme foram registrados abrigos e cavernas que estão localizados em áreas da Escarpa Devoniana e da Bacia do Paraná, numa paisagem surpreendente, com rochas sedimentares, que vem se transformando ao longo de 130 milhões de anos, desde a separação da África com a América do Sul.  Parte da região já foi fundo de oceano e, atualmente, conta com uma incomparável beleza cênica, com cânions, cachoeiras, cascatas, lajeados, cavernas, fendas e abrigos, alguns apresentando vestígios e representações simbólicas de povos que habitaram o local desde tempos remotos.

São pinturas e gravuras rupestres, artefatos lascados e polidos em pedra, além de materiais cerâmicos e evidências da dieta alimentar. As escavações e estudos já realizados confirmam cientificamente a presença humana há mais de 8.000 anos atrás nos Campos Gerais, podendo chegar brevemente, com os resultados de novas pesquisas, a datas bastante recuadas.

O projeto deste episódio foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, contou com o apoio da Copel e dos Supermercados Tozzeto e foi realizado pela Ampler.

Últimas Notícias
Bom Dia Astral 14/11/2020 ás 06:00h
Ponta Grossa 13/11/2020 ás 21:30h
Ponta Grossa 13/11/2020 ás 21:28h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/340000/cover_00345619_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades