PUBLICIDADE

Conheça os premiados e homenageados culturais de PG

Artistas, grupos e produtores são reconhecidos pelo trabalho em prol do desenvolvimento cultural de Ponta Grossa
Artistas, grupos e produtores são reconhecidos pelo trabalho em prol do desenvolvimento cultural de Ponta Grossa -

Artistas, grupos e produtores são reconhecidos pelo trabalho em prol do desenvolvimento cultural de Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa e a Fundação Municipal de Cultura divulgaram essa semana os nomes dos artistas e produtores contemplados com os Prêmios Culturais 2020. A honraria, que é entregue anualmente pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) desde 1984, reconhece e valoriza o trabalho dos fazedores culturais em Ponta Grossa.

Foi condecorado com o Mérito Cultural Ribas Silveira o músico Luiz Javier Paredes Reátegui, difusor das tradições indígenas e latino-americanas na cidade. O Prêmio Anita Philipowski de Literatura será entregue para o Projeto Olaria Cartonera, que tem promovido o lançamento de obras literárias de escritores dos Campos Gerais. A professora e artista Rossana Stori Moleta receberá o Prêmio João Pilarski de Artes Visuais. Já o Prêmio Jacob Holzmann de Música reconhecerá o trabalho do professor e regente Édi Marques, que já atuou junto ao Coro Cidade de Ponta Grossa.

A professora e bailarina Carina Gomes Dalzotto será homenageada com o Prêmio Emma Sintani de Dança. O Prêmio José Fernandes Cadilhe de Teatro será entregue ao ator e diretor Alberto Portugal, fundador da Casa das Artes. Com o Prêmio Roselei do Rocio Manoel de Artes Populares será condecorado o jornalista e produtor cultural Ben-Hur Demeneck. Por fim, será homenageada com o Prêmio Especial In Memorian a fundadora da Academia Universal Arte e Profissão, professora Suzana Paczkowski, que faleceu em 06 de dezembro de 2019.

Por meio de um formulário online, foram indicados pela comunidade 54 artistas e grupos culturais para o recebimento das honrarias, com as devidas justificativas. A escolha dos homenageados foi feita por votação entre os representantes do CMPC, a partir da lista de indicados, levando em consideração o trabalho realizado em 2019 em Ponta Grossa.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, explica que a entrega dos prêmios será feita em 2021, em virtude da atual impossibilidade de realização de eventos presenciais. “Gostaríamos de ter seguido a tradição de realizar uma cerimônia oficial no Cine-Teatro Ópera para a condecoração, como fazemos a vários anos. Mesmo assim, fica registrado desde já o nosso reconhecimento ao valioso trabalho desenvolvido pelos artistas premiados, que contribuem significativamente para a difusão cultural em nossa cidade”, afirma.

De acordo com a representante do segmento de Música no Conselho, o cenário artístico-cultural da cidade é privilegiado, por possuir artistas de destaque nas mais diversas linguagens. “Os Prêmios Culturais são uma forma de reconhecimento da contribuição desses artistas. O Conselho Municipal de Política Cultural agradece publicamente aos premiados e continuará trabalhando para o desenvolvimento de ações de promoção da Cultura em nossa cidade”, destaca a conselheira Fátima Ribeiro.

A lista com os nomes de todos os premiados desde 1984 está disponível no site https://cultura.pontagrossa.pr.gov.br/premios-culturais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE