PUBLICIDADE

Gastronomia de fim de ano e suas harmonizações

Confira algumas dicas gastronômicas de Patrícia Ecave para a sua ceia de natal e de comemorações de fim de ano

Confira algumas dicas gastronômicas de Patrícia Ecave para a sua ceia de natal e de comemorações de fim de ano
Confira algumas dicas gastronômicas de Patrícia Ecave para a sua ceia de natal e de comemorações de fim de ano -

Confira algumas dicas gastronômicas de Patrícia Ecave para a sua ceia de natal e de comemorações de fim de ano

As festas de fim de ano estão chegando e, nessa época, são vários os pratos e doces tradicionais que se destacam. Hoje, a Patrícia Ecave traz algumas dicas de harmonizações com carnes e doces, como o panetone e outros pratos, que são consumidos no natal e no ano novo no Brasil. Além das taças de vinho e espumantes que tem participação especial nessas celebrações. A harmonização tem entre seus objetivos enriquecer e tornar mais prazerosa sua refeição, proporcionando um equilíbrio entre o vinho e a gastronomia, além do ambiente e do momento.

Independente da opção gastronômica escolhida para seu jantar, o importante é que as comemorações de final de ano sejam lindas, com muito amor, respeito, alegria e com as pessoas que você gosta por perto, e que essas dicas possam abrilhantar seu natal e seu ano novo!! Boas festas!

Tender

É uma peça de pernil cozida e defumada, uma das típicas entradas do jantar natalino. É um prato relativamente leve, mas saboroso e, para acompanhá-lo, os moscatéis tipo Asti, são opções boas e acessíveis. Outra dica, de valor mediano, é optar por um Torrontés argentino da região de Salta e, para trazer opções diferentes a sua mesa, temos alguns vinhos da casta Viognier com toques florais que também são apropriados para essa harmonização, além deles um vinho elaborado com a uva gewurztraminer de safras mais novas é outra ótima sugestão.

Peru e Chester

Todas as aves natalinas de carnes brancas e macias também fazem parte da ceia e do jantar de ano novo, e tanto vinhos brancos como tintos podem acompanhá-las. Um Chardonnay nacional, argentino ou chileno vai bem, pois essas carnes possuem pouca gordura e o Chardonnay fornece maciez na harmonização, mas caso forem acompanhados de molhos agridoces, o Chardonnay deve ser frutado. Se a preferência for o tinto, escolha Pinot Noir ou um Cabernet Franc que são vinhos tintos com leveza e taninos moderados.

Bacalhau

São várias as opções de preparo, pode ser assado ou cozido e geralmente é acompanhado de batatas, é muito apreciado nas comemorações de fim de ano. É um peixe que possui um sabor enfático e, claro, salgado, por isso o bacalhau harmoniza com vinhos elaborados com base de uvas brancas ou até mesmo com espumantes.

Arroz com passas

A composição desses pratos que trazem frutas acaba adocicando a harmonização, portanto um vinho potente, fresco e frutado, que resista ao doce da fruta, ao sal dos defumados e à gordura são as opções mais indicadas.

Lentilha com carne

É um prato para atrair bons presságios para o ano que se aproxima e que dificilmente falta nas comemorações de fim de ano. Para acompanhá-lo, um vinho italiano clássico da Emília Romagna, um Lambrusco de boa qualidade ou, então, que tal um espumante Rosé Brut? Todos ficam ótimos!

Panetone

Os mais comuns são os com passas e frutas cristalizadas que harmonizam perfeitamente com espumantes da uva moscatel, os italianos D’Asti e os espumantes demi-sec. Para os panetones com gotas de chocolate, recomendo um Marsala, e para os que levam recheio de chocolate.

Lombo ou pernil

São carnes com sabores leves e ficam adequadas com vinhos de corpo ligeiro a médio, com sabores menos intensos e acidez mais elevada, portanto pode-se optar por espumantes secos ou vinhos tranquilos tintos como o Beaujolais e os elaborados com as castas Pinot Noir, Tempranillo, Merlot e Carmenére.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE