PUBLICIDADE

No mundo da moda propostas chegam para aquecer o inverno

Imagem ilustrativa da imagem No mundo da moda propostas chegam para aquecer o inverno
-

Não perca a Coluna dessa semana do mundo da Moda com Silvana Hass

A moda dá muitas voltas, assim como a História. Uma peça que era vista como um símbolo do poder masculino no passado, hoje representa a liberdade de se vestir. Nosso tema da semana é sobre “calças”. Iniciando nossa coluna, é importante deixar claro que a peça sofreu muitos ataques para entrar para o guarda roupa feminino, pois as mulheres ousavam muito em optar pela peça - que não poderia ainda se considerar uma “calça”, pois o modelo era bufante nas pernas e não parecia em nada com uma calça, e sim com uma saia balão, bifurcada e totalmente desconfortável, chamada boomer. Nome escolhido para homenagear à feminista Amelia Bloomer.

Uma peça e uma lei

No ano de 1800, Paris decretou uma lei determinando que as mulheres que usassem a peça em público podiam ser levadas para a prisão, usar calças era considerado escândalo e uma ofensa aos homens na época. A lei passou por emendas que permitiram que as mulheres usassem apenas para andar de bicicleta ou a cavalo. Em 1909 Paul Poiret lançou o modelo com inspiração oriental, uma calça com tecido leve, cintura marcada, folgada nas pernas e com uma barra ajustada ao tornozelo. Conhecemos hoje como “calça odalisca”, mas com pouca liberdade de movimento e conforto limitado.

A revolução é causada pela estilista Gabrielle Bonheur Chanel. Uma mulher desafiadora e provocativa que ousou não seguir as regras sociais que impunham a saia às mulheres e as calças apenas aos homens. Chanel soube entender as necessidades das mulheres de ter direito a se movimentar e simplificou modelagens, transformou conceitos, quebrando as regras do sim ou não. A estilista foi uma das primeiras a usar a sua própria criação, uma calça pantalona com modelagem confortável. Chanel deu início então para a popularização das calças, que logo outros estilistas começaram a recriar e assim ganhou espaço na moda feminina.

Calça é peça essencial

Hoje uma calça é peça chave do guarda-roupa tanto feminino quanto masculino. Mas a moda tem seu ciclo e seu tempo. Com passar dos anos e com a disseminação de informações, as criações foram se adaptando a diversos modelos, estilos e tecidos como jeans. No entanto são consideradas contemporâneas, sendo ideais para qualquer estação e completam desde looks casuais até os mais formais.

A moda da estação

E o destaque de tendência para esta semana fica para o modelo de calças confeccionadas com o veludo cotellê em alta. Assim como calças em alfaiataria com pregas duplas na parte frontal. Além destes modelos apresentarem pregas, elas possuem cintura alta, cós mais largo e passadeiras, detalhe na modelagem das pernas com estilo pantalona. Pode apostar no uso das calças, escolha a que combina com seu estilo, pois suas escolhas de roupas exprimem sua liberdade de expressão. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE