PUBLICIDADE

Museu Cenas contará com acervo da Casa da Memória

Quase mil fotografias estarão disponíveis no lançamento do museu virtual, sendo que a meta é chegar a 5 mil imagens nos próximos meses

Quase mil fotografias estarão disponíveis no lançamento do museu virtual, sendo que a meta é chegar a 5 mil imagens nos próximos meses
Quase mil fotografias estarão disponíveis no lançamento do museu virtual, sendo que a meta é chegar a 5 mil imagens nos próximos meses -

Quase mil fotografias estarão disponíveis no lançamento do museu virtual, sendo que a meta é chegar a 5 mil imagens nos próximos meses

 A prefeita Elizabeth Schmidt confirmou a disponibilização do acervo fotográfico da Casa da Memória Paraná para divulgação no Museu Cenas de Ponta Grossa, que será lançado nos próximos dias. A iniciativa, criada e dirigida pela ABC Projetos Culturais, contou com o apoio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), para sua implantação. O projeto está reunindo milhares de fotografias que contam a história do município a partir de acervos públicos e particulares, como álbuns de famílias, de empresas e de instituições.

“Estratégias para popularização do acervo histórico de Ponta Grossa devem estar alinhadas com os vetores do conhecimento. É impensável mantermos apenas acervos físicos, inacessíveis e reservados a uns poucos estudiosos. Nossa historiografia é rica e merece ser conhecida, estudada e apreciada em sua totalidade”, registra a prefeita Elizabeth Schmidt, para quem “a inclusão de projetos que privilegiam a popularização desse acervo é mais uma prova que iniciativas como as leis de incentivo, onde está incluído o PROMIFIC, são essenciais para revigorar, oxigenar e incrementar o ambiente cultural. É importante lembrar ainda que é o município, através da renúncia fiscal, quem patrocina todos os projetos pelo PROMIFIC”. 

Para a idealizadora e diretora geral do Museu, Alessandra Bucholdz, o apoio do poder público tem sido fundamental neste projeto. “Além do importante suporte financeiro para a implantação, por meio do PROMIFIC, a Prefeitura possui um acervo riquíssimo na Casa da Memória. Queremos colaborar para a digitalização, catalogação e divulgação das fotografias que contam a história da nossa cidade, inclusive com imagens inéditas armazenadas no Fundo Foto Bianchi e outras coleções”, conta Alessandra, que é jornalista e produtora cultural. 

Com patrocínio do Sicredi e parceria da Estratégia Projetos Criativos, o Museu Cenas de Ponta Grossa já conta também com o apoio do Museu Campos Gerais (mantido pela UEPG), Diocese de Ponta Grossa, Sociedade Espírita Francisco de Assis e Academia de Letras dos Campos Gerais. 

Instituições e empresas interessadas em disponibilizar seus acervos podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (42) 3226-6754. Após o lançamento será aberta também a possibilidade de famílias enviarem suas fotos históricas diretamente pelo site. 

Casa da Memória Paraná 

Localizada atualmente em um amplo imóvel na Rua Ermelino de Leão (em frente à Feira do Produtor), a Casa da Memória Paraná tem como objetivo central atuar como um centro de documentação, efetuando guarda, conservação, organização e disponibilização de um acervo variado.  

O gerente da Casa da Memória Paraná, Eduardo Terleski, tem atuado para a efetivação da parceria. “Esta é uma parceria que, sem dúvidas, será de grande proveito. Primeiro por democratizar o acesso de parte de nosso acervo fotográfico, e, principalmente, mostrar a riqueza do Fundo Foto Bianchi, possibilitando que a população tenha mais facilidade em conhecer o material. Segundo é o fato que essa parceria irá nos fornecer, após o trabalho de digitalização das imagens que será realizado pela equipe da ABC Projetos Culturais, um grande material com qualidade para uso da instituição, facilitando o acesso para nossos pesquisadores", destaca. 

A Casa da Memória é responsável por um rico conjunto de materiais que contam a história de Ponta Grossa e do Paraná. Somente no acervo fotográfico são mais de cinco mil fotografias, além do acervo da assessoria de imprensa da Prefeitura, que possui cerca de 37 mil negativos que mostram o desenvolvimento do município e eventos públicos. Já o Fundo Foto Bianchi, de relevância nacional na história da fotografia, possui incríveis 45 mil negativos em chapa de vidro e celulose rígida, sendo que quase 3 mil deles foram higienizados e catalogados em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE