PUBLICIDADE

Conheça as partes dos óculos e as suas funções

Desde a sua invenção, os óculos evoluíram muito. Enquanto no passado às pessoas que tinham o privilégio de possuí-los davam-se por satisfeita com o “milagre” de ter a visão melhorada, hoje os pacientes que precisam de uma correção visual são mais exigentes. Atualmente, para que os óculos tenham uma boa aceitação, precisam mais que simplesmente corrigir uma ametropia.

Eles precisam ser confortáveis e estar em harmonia com o rosto e o estilo de vida das diferentes pessoas, pois estas, além de se preocuparem em ter uma boa visão, estão interessadas também em como serão vistas. Isto reflete bem o papel que os óculos vêm assumindo nos últimos anos. Além de proporcionar uma melhor visão, eles passam a ser também um item de moda, o que vem ajudar na boa aceitação e adaptação destes, principalmente por parte dos novos usuários.

Inicialmente, os óculos podem ser divididos em duas partes: um par de lentes oftálmicas e armação. As lentes oftálmicas podem ser classificadas por seu material de fabricação: Inorgânica (vidro) ou orgânica (resina plástica). Além disso, podem ser divididas por seu valor dióptrico, ou seja, lentes convergentes ou positivas (+) ou lentes divergentes ou negativas (-).

Também podem ser classificadas por seu foco: Lentes monofocais (um só campo de visão); Lentes bifocais (dois campos de visão); Lentes trifocais (três campos de visão) e Lentes multifocais ou progressivas (vários campos de visão). As lentes podem ser ainda esféricas / asféricas (miopia e hipermetropia) e cilíndricas (astigmatismo).

A armação de óculos, que pode ser de acetato ou metal, tem a função de sustentar e posicionar as lentes oftálmicas diante dos olhos da maneira mais confortável possível. Para que se consiga isso, é necessário que cada parte dos óculos cumpra sua função individual. Quais são as partes dos óculos e quais suas funções?

Dr. Gianmarco Penteado

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE