PUBLICIDADE

Conheça os detalhes sobre como tirar o passaporte

Ainda não tem passaporte? Quer renovar? Então siga as dicas.

Primeiramente, entre no site www.dpf.gov.br e preencha o formulário eletrônico. Na sequência, será gerado um boleto para pagamento de uma taxa que é de R$ 156,07 para o passaporte comum. A validade da guia é de 20 dias.

O sistema também oferecerá as datas disponíveis em que é preciso ir ao posto da Polícia Federal. De acordo com isso, faça o agendamento. No dia e horário agendados, vá ao posto de atendimento escolhido levando o boleto pago, o protocolo da solicitação e os seguintes documentos originais:

- Documento de identidade (para menores de 12 anos pode ser a certidão de nascimento);
- CPF (caso o número desse documento não conste da identidade). Se a pessoa for menor de 18 anos, deve-se levar o CPF do responsável;
- Título de Eleitor e comprovantes de voto ou justificativa na última eleição (nos dois turnos);
- Certidão de casamento;
- Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório para os requerentes do sexo masculino a partir de 1º de janeiro do ano em que completam 19 anos, até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;
- Para os naturalizados brasileiros, certificado de naturalização;
- Passaporte comum ou de emergência anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste implica em pagamento da taxa em dobro, salvo no caso de roubo onde será necessário apresentar um boletim de ocorrência da Polícia.

Apresentando esta documentação, os agentes da Polícia Federal colherão impressões digitais dos dez dedos e tirarão uma fotografia. O solicitante receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte. É preciso ir retirá-lo pessoalmente, levando um documento de identidade. Se não for retirado num prazo de 90 dias, ele será cancelado.

A título de conhecimento, o passaporte tem validade de cinco anos. Não existe renovação de passaporte. Quando o documento vencer, é preciso pedir outro e passar por todo o processo de novo. Para menores de 18 anos é exigida a autorização dos pais. Mais informações podem ser obtidas com a Polícia Federal pelo telefone 194 ou no site www.dpf.gov.br. Solicite ajuda ao seu agente de viagens. Ele fará o agendamento para você.

Marcia Degraf

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE