PUBLICIDADE

Do latim, carne vale

Festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a.C. em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

Porém, esse tipo de festa tornou-se intolerante aos olhos da Igreja da época, que baniu completamente, inserindo ritos alegres e descontraído, banindo atos de orgias e outras deturpações pecaminosas.

Mais tarde, na era do Renascimento e Tempos Modernos, começou a fazer sucesso na Itália e na França bailes de carnaval com belíssimas máscaras e fantasias luxuosas.

Em 1873 foi introduzido no Brasil pela monarquia portuguesa, sendo adotado com alegria e descontração pelos brasileiros, tornando-se uma das maiores comemorações do país.

Em 1899 surgiram as primeiras músicas carnavalescas, destacando-se abre-alas e vários gêneros que se popularizaram como o samba, as marchas-rancho, samba-enredo, sendo o ritmo predileto dos foliões do Rio de Janeiro. Algumas dessas canções tornaram-se únicas em todos os carnavais. Entre elas se destacavam e ainda se destacam Cidade Maravilhosa, Mamãe eu quero, Jardineira, entre outras.

O carro-chefe do carnaval é a cidade do Rio de Janeiro, por seus blocos de rua que arrastam multidões tanto local como de várias partes do mundo.

Os mais de cinco milhões de foliões, sambam a noite toda, sem contar os mais de trezentos mil espectadores que assistem no sambódromo essa festa glamorosa.

Para nós brasileiros é um orgulho ter a cidade do Rio de Janeiro no Guinness Book, como a cidade do maior carnaval do mundo, e o Galo da Madrugada da cidade de Recife como o maior bloco carnavalesco.

Outras capitais se destacam neste vai e vem de cores e magias, onde também o samba corre solto, entre elas a cidade de São Paulo, com o Sambódromo do Anhembi, se destaca com o tradicional desfile das escolas de samba.

A cidade de Ouro Preto, se destaca pelo tradicional Bloco das Repúblicas Estudantis; Salvador pelos famosos trios elétricos; Recife pelo Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco, sem contar os bonecos gigantes que estão entre os atrativos da festa, e Florianópolis com o tradicional Bloco dos Sujos, onde os homens se vestem de mulher e brincam na maior descontração.

Depois de toda essa agitação, vem a Quarta-Feira de Cinzas, onde entramos no primeiro dia da quaresma no calendário cristão. Neste dia, devemos entrar em reflexão sobre o que queremos de bom e puro em nossa vida. A cinza em forma de cruz desenhada em nossa testa pelo sacerdote, nos faz lembrar que viemos o pó e que ao pó retornaremos. Infelizmente, essa é a pura realidade que muitos não se dão conta.

Lilian Marçal de Oliveira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE