menu

Flores dão toque especial ao inverno

Cuidados com a terra podem garantir um inverno florido e exuberante. Algumas flores como “Amor-Perfeito”, “Boca de Leão” e “Érica” são preferencialmente indicadas para esta época do ano

Para colorir os dias cinzentos do inverno e avivar os jardins, é fundamental escolher as plantas ideais para a estação, apostando em espécies resistentes às baixas temperaturas. Além disso, cuidados com a terra podem garantir um inverno florido e exuberante. De acordo com as dicas da equipe da Jardinagem Imperial de Ponta Grossa, no inverno característico e frio das regiões subtropicais um pouco de atenção com o jardim pode garantir uma estação com flores e frutos, além de preparar as plantas e o solo para a primavera.

Algumas plantas são naturalmente resistentes ao frio, não exigindo tarefa alguma no inverno, como as coníferas (pinheiros e ciprestes). Outras, como as plantas tropicais, hortaliças e árvores frutíferas podem exigir alguma manutenção, mas nada que se compare às outras estações. Por isso, é indicado que se coloque cobertura morta nos canteiros. Além de servir como isolante térmico, ela irá repor a matéria orgânica, melhorando a fertilidade e a textura do solo. Também vai proteger as plantas da estiagem. Podem ser usadas para essa função, serragem, casca de pinus, folhas secas, aparas de grama, entre outros materiais.

As plantas tropicais também merecem uma atenção especial no frio. Elas são sensíveis às geadas e temperaturas muito baixas, e devem ser protegidas durante a noite com lonas, plásticos, tecidos ou mantas. Esse cuidado serve também às hortaliças, além de mudas de flores e forrações mais delicadas.

Em relação às podas, não existem restrições. O procedimento é considerado fundamental e consiste na eliminação periódica de uma das partes dos ramos das plantas ornamentais ou frutíferas. O corte deve ser realizado em diferentes momentos, segundo as características e a utilização das diferentes plantas. O objetivo é modificar ou regular o aspecto e a floração.

Com tantos detalhes em questão, vale o alerta: os serviços de jardinagem no inverno não devem parar. É nessa época do ano que as pragas e doenças acabam se favorecendo. Portanto, procurar um bom profissional da área é indispensável.

dicas
Plantas devem ser regadas pela parte da manhã
Para os apaixonados pelas flores e plantas um dilema frequente diz respeito à água. É preciso regar em abundância as plantas nessa época do ano? Segundo os profissionais da Jardinagem Imperial, isso não é necessário. De acordo com eles, como o frio reduz a evaporação da água, no inverno as regas são reduzidas. Por isso, via de regra, a irrigação deve ser feita apenas quando a superfície do substrato se apresentar seca. Para o gramado, basta ficar de olho nas folhinhas: quando elas começarem a enrolar é porque já está na hora de regar. Outro cuidado importante é regar as plantas pela manhã, por dois motivos. O primeiro deles é que a rega à tarde e à noite faz com que a terra permaneça muito tempo úmida, favorecendo pragas e doenças. Outra razão importante para regar pela manhã, é que, caso tenha ocorrido alguma geada à noite, você tem a chance de derreter o gelo antes do sol, evitando assim as típicas queimaduras nas folhas.

dica
Flores mais indicadas para a estação
Várias são as flores indicadas para colorir a estação mais fria do ano. A seguir, algumas sugestões:
- Amor-Perfeito: Para cultivar amores-perfeitos nos jardins com sucesso é necessário plantá-los num local que apresente uma grande exposição solar. A terra precisa estar bem fertilizada e irrigada para que as plantas se apresentem fortes e consistentes.
- Boca de Leão: Essas flores são formadas no final do inverno e no início da primavera. Possuem formato especial que deu origem ao próprio nome. Para plantar uma Boca de Leão com êxito é necessário preparar adequadamente a terra de cultivo, torná-la rica em nutrientes e regá-la de forma adequada.
- Érica: A Érica pode ser plantada em vasos ou na terra de um jardim. Ela é também bastante apreciada na arte do bonsai, pois suas folhas e flores são de pequenas dimensões. Ela não se dá bem com o calor tropical e para ser cultivada com sucesso, precisa de um solo fértil, rico em matéria orgânica, e necessita de ser regada com regularidade.

Últimas Notícias
Cotidiano 21/04/2019 ás 11:56h
Cotidiano 21/04/2019 ás 11:03h
Ponta Grossa 21/04/2019 ás 09:29h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/250000/cover_00256850_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades