PUBLICIDADE

Dengue: é melhor prevenir do que remediar

Imagem ilustrativa da imagem Dengue: é melhor prevenir do que remediar

Seguem em constante aumento os casos de dengue em todo o país. A situação é grave e necessita de toda a atenção possível. No Paraná, diversos municípios já decretaram situação de emergência por conta da dengue – em vários municípios, já foi confirmada a situação de ‘epidemia’ da doença. O fato é que o Paraná é o terceiro estado com mais casos suspeitos de dengue no país, com 128 mil suspeitos entre os 1,34 milhão contabilizados em território nacional na última sexta-feira (8). 

Nos Campos Gerais há a mobilização. No fim de semana anterior, no sábado, dia 2, houve o ‘Dia D’ de combate à doença, uma ação nacional, também promovida pelo Governo Estadual, que foi adotada pelos municípios da região. Ponta Grossa iniciou, nessa segunda-feira, a ‘Semana de Combate à Dengue’, com uma mobilização de diversos agentes, que realizarão a ação em diversos bairros da cidade – a ação vai até sábado.

A região dos Campos Gerais corresponde a uma parte minoritária dos casos de dengue no Paraná, mas como a sua proliferação é exponencial, não se pode relaxar nos cuidados. Da semana retrasada para a semana passada, o número de casos nos municípios da região cresceu em 58%, passando de 303 para 479 casos. 

Como as transmissões já se tornaram autóctones, isso significa que o vírus já está circulando na região, e sua proliferação pode se tornar bastante rápida. Se a média da semana passada for mantida, nesta semana o boletim poderá confirmar mais de 750 casos na região. Que com mais 58% poderá se aproximar de 1,2 mil casos na próxima semana. 

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que todos façam a sua parte. A prevenção é o melhor remédio. Não se pode esperar as cidades entrarem em situações alarmantes de casos para que aí sejam adotadas as medidas emergenciais de combate ao mosquito. Até porque, segundo o Ministério da Saúde, o período de maior incidência de dengue segue até o mês de maio. E a própria Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou, na semana passada, através do seu diretor-geral, César Neves, que o Paraná ‘ainda vai atingir o platô da doença’. Ou seja: o estado ainda não atingiu o pico de casos. 

Uma ação importante que a Prefeitura de Ponta Grossa está fazendo corresponde às atividades em escolas, para que os alunos se conscientizem e colaborem. Essa conscientização gera muito resultado, com as próprias crianças e adolescentes agindo e incentivando familiares a contribuírem no combate. 

E é claro que nós devemos fazer a nossa parte. Uma tampinha na rua já é um potencial criadouro. Colabore, contribua, jogue no lixo o lixo, encha de areia os ‘pratinhos’ de plantas, realize tantas outras ações já conhecidas. Saúde pública é algo muito sério, especialmente quando se trata de uma doença que já causou dezenas de mortes no Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE