PUBLICIDADE

Alta no emprego gera a demanda por qualificação

Imagem ilustrativa da imagem Alta no emprego gera a demanda por qualificação

Foram divulgados na manhã dessa sexta-feira (15) os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. E os números, mais uma vez, foram bastante positivos para a cidade de Ponta Grossa: saldo positivo de 559 vagas novas criadas no primeiro mês do ano, que historicamente é um mês com valores baixos na geração do emprego. A prova é que nos últimos cinco anos, foi o segundo melhor valor para o mês. Mesmo na comparação com janeiro de 2020, no período pré-pandemia, a geração desse ano foi duas vezes e meia superior.

Outro dado interessante é que todos os cinco setores ficaram positivos. O setor de serviços liderou na geração de emprego, com 203 novas vagas, seguido pelo ramo da indústria (172) e pela construção civil (162). Mesmo o comércio, que tem em janeiro um mês negativo, geralmente, pelos desligamentos de temporários, teve um saldo positivo, de seis vagas. No acumulado dos 12 meses, todos os setores também ficaram positivos, com destaque para o setor de serviços, com mais de 2 mil vagas criadas.

No acumulado de um ano, entre fevereiro de 2023 a janeiro de 2024, Ponta Grossa também se destacou com 4 mil novas vagas criadas. Isso significa que a cidade aparece na quinta colocação entre as cidades que mais geraram emprego no Paraná, nos últimos 12 meses, posição que também foi alcançada para o mês de janeiro em âmbito estadual. Ainda nesse período de 12 meses, apenas dezembro teve saldo negativo, com 687 vagas perdidas – se não fosse esse mês, o saldo anual da cidade se aproximaria de 4,9 mil oportunidades criadas.

O Paraná também teve desempenho positivo, com 20 mil vagas criadas em janeiro, enquanto que no acumulado do ano, foram 180,3 mil novas oportunidades geradas. 

Esse resultado em Ponta Grossa, como já foi detalhado reiteradas vezes por lideranças, é reflexo do momento de desenvolvimento econômico pelo qual a cidade passa. São muitas obras em execução, impulsionadas pela industrialização aquecida na cidade há mais de 10 anos. Nesse período, o setor industrial não parou, seja com ampliações das empresas já existentes ou com a instalação de novas.

A indústria impacta diretamente na geração de vagas de emprego em outros setores, com a geração em cadeia. A indústria transforma e gera riquezas, oportunizando outros segmentos, como no setor serviços e no comércio. Há a circulação regional de dinheiro. Quanto mais investimento, quanto mais empresas produzindo mais, mais a cidade cresce.

O crescimento está tão acelerado que algumas vagas da Agência do Trabalhador não estão sendo preenchidas por falta de profissional capacitado. Nesse ponto, surge a necessidade da mobilização para a oferta de qualificação profissional e de interessados para serem qualificados para suprir essa demanda do mercado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE