PUBLICIDADE

Força industrial evidencia a região no cenário internacional

Imagem ilustrativa da imagem Força industrial evidencia a região no cenário internacional

Recentemente foram divulgados os números das exportações e importações do país. E mais uma vez os dados revelam o crescimento dos números da região, exportando produtos para quase 100 nações neste período de dois meses.

Nas exportações, Ponta Grossa lidera na região, sendo o terceiro município que mais comercializa produtos a outros países no Estado do Paraná, atrás apenas de Maringá e de Paranaguá – onde está o Porto. A partir de Ponta Grossa, saem inúmeros produtos, principalmente das moageiras, que extraem o óleo da soja e também comercializam o farelo de soja. Mais do que isso, a cidade também exporta painéis de madeira, embalagens ‘Tetra Pak’, cervejas, produtos químicos, caminhões, entre outros diversos produtos.

Além de Ponta Grossa, outros 23 municípios comercializaram produtos para mais de 90 países. Na região também se destaca a produção de celulose, papel, madeira, trigo, carnes, entre outros.

Na importação, houve um crescimento no valor importado. Esse valor foi impulsionado por um investimento industrial, o da Ambev, em Carambeí – apenas um forno para a fabricação de garrafas fez entrar um valor de aproximadamente R$ 120 milhões nas exportações da região neste primeiro bimestre.

Diversos produtos importados também são para a linha de produção das indústrias, o que significa que esses produtos chegam até as fábricas da região, que os recebem, agregam valor a esses produtos, e os comercializam, seja para o mercado interno ou mesmo para a exportação, gerando ainda mais riquezas na cidade.

Ter indústrias e empresas que exportam é muito importante, especialmente quando há empresas de praticamente todos os setores, como acontece nos Campos Gerais. Essa diversificação e essas características permitem que a região permaneça sempre economicamente ativa, inclusive em casos de crises econômicas, seja em alguns setores, seja no país como um todo, ou seja no exterior: qualquer fato que ocorra, a região seguirá produzindo e agregando valor - foi isso também que contribuiu para que a região não tivesse uma recessão tão grande no período da pandemia.

O fato é que são diversos produtos originados na região, desde a matéria-prima, com produtos do agro, ou mesmo produtos acabados, são exportados e consumidos por pessoas nos cinco continentes. Isso mostra a grande diversidade dos Campos Gerais, que embora tenha grande participação no agronegócio, se destaca pelo alto índice de industrialização, com média de geração de riquezas no setor acima das médias estadual e federal. São contribuições das mãos de moradores da região para o mundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE