PUBLICIDADE

Castro é destaque estadual na produção de minerais não metálicos

Imagem ilustrativa da imagem Castro é destaque estadual na produção de minerais não metálicos
-

Cidade da região dos Campos Gerais teve uma participação de 1,63% no Valor Adicionado Fiscal na produção do setor

O município da Castro, na região dos Campos Gerais, é destaque estadual na fabricação de produtos de minerais não metálicos. Estudo divulgado pela Divisão de Geologia (Diretoria de Gestão Territorial) do Instituto Água e Terra (IAT) mostra que a cidade está no ‘top 10’ do Paraná no Valor Adicionado Fiscal (VAF) na produção desses produtos. Dos 282 municípios paranaenses com participação nesta produção, Castro teve uma participação de 1,63% no VAF, o 10º maior valor do estado.

Em âmbito estadual, Rio Branco do Sul lidera na participação, com uma participação de 27,22% no VAF da fabricação de produtos de minerais não metálicos, seguida por Balsa Nova (10,99%), Campo Largo (10,35%), Adrianópolis (5,81), São José dos Pinhais (5,63%), Curitiba (4,49%), Colombo (4,04%), Almirante Tamandaré (3,86%) e São Mateus do Sul (2,89%). Depois de Castro, aparecem Itaperuçu (1,49%), Maringá (1,27%), Rio Negro (1,23%), Cascavel (0,98%) e Ibiporã (0,97%). O VAF do setor foi de R$ 2,5 bilhões.

De acordo com o estudo, os segmentos da indústria mineral do Paraná participaram com R$ 25,52 bilhões na economia do Estado em 2019, montante que corresponde a 8,17% do Valor Adicionado Fiscal. Em número de estabelecimentos e de empregos, as indústrias de extração mineral e a de produtos de minerais não metálicos participaram, em 2019, com 4,63% dos empregos industriais (31.383 empregos) e com 8,64% dos estabelecimentos industriais (2.937 estabelecimentos).

No Paraná, a extração de minerais não metálicos engloba a exploração de areia; rochas para produção de brita e ornamentais; rochas carbonáticas para a produção de cimento, cal, corretivo agrícola e outros usos; argilas para as indústrias de cerâmica vermelha (produtora de tijolos e telhas), cerâmica branca (produtora de revestimentos, louças de mesa e sanitária), de materiais refratários utilizados especialmente para revestimento de fornos e outros usos; além de água mineral; fluorita; talco, cascalho e saibro; seixos; feldspato; argilito; filito e serpentinito,

Município tem a maior indústria produtora de calcário do Estado

A Calpar é maior produtora de calcário do país e está localizada em Castro. Para administrar a produção anual de aproximadamente 1,4 milhão de toneladas, são cerca de 200 empregados de forma direta e outros 2 mil de forma indireta. Essa produção gera um fluxo intenso de 35 mil caminhões por ano. Além de enviar o produto para todo o Brasil, a empresa também exporta calcário para Paraguai. A produção da Calpar corresponde a cerca de um terço da produção estadual, que foi de 4,5 milhões de toneladas em 2019.

Com informações da AEN

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE