PUBLICIDADE

O Estado agiu firmemente e deu uma resposta aos anseios da população de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais. A megaoperação denominada de Mangusto, deflagrada nessa sexta-feira, prendeu 13 pessoas e cumpriu 34 mandados de prisão. Com 160 policiais nas ruas, a PM e a Polícia Civil apreenderam 12 armas de fogo dentre as quais um fuzil com 19 munições calibre 308. Uma quantidade considerável de drogas também foi apreendida: cerca de 2,240 quilos de crack, 1,240 quilo de cocaína e aproximadamente 200 gramas de maconha em buchas.

Essa onda de violência que assola Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais, tem, entre outras causas, o fenômeno da imigração. Há duas décadas, aproximadamente, a cidade atraiu pessoas de diferentes regiões do país, para trabalhar em suas empresas, mas fez isso sem planejamento e sem ter infraestrutura adequada. A população cresceu, formaram-se os bolsões de pobreza e os problemas sociais aumentaram. Na mesma proporção não ocorreram os investimentos do poder público em áreas importantes, como saúde, educação, habitação e moradia. A oferta de empregos igualmente não acompanhou a demanda.

Com alto índices de criminalidade – em especial de homicídios - Telêmaco Borba foi palco de mais um dos mais brutais crimes registrados nas últimas décadas no Brasil. Há uma semana, aproximadamente, um homem foi morto com um tiro no peito, teve o pescoço cortado e os assassinos ainda penduraram a cabeça da vítima em frente a uma igreja. A população, assustada, cobrou providências do governo.

A megaoperação realizada ontem trará, certamente, a queda no índice de criminalidade. No entanto, é necessário investir em segurança, triplicando o número de policiais nas ruas, colocando mais viaturas para a atividade repressiva e aumentando o efetivo de policiais responsáveis pelas investigações. Promover ações de caráter social para dar oportunidade aos jovens, oferecendo a eles cursos profissionalizantes, é outra medida necessária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE