PUBLICIDADE

O aumento da frota de veículos impacta na vida da população

Imagem ilustrativa da imagem O aumento da frota de veículos impacta na vida da população

Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) mostram que a frota circulante de Ponta Grossa é formada por 238.905 veículos. Desde a década passada o número de automóveis, caminhões, caminhonetes e principalmente de motos cresce verticalmente, com impacto direto no cotidiano da cidade.

Este índice divulgado pelo Detran pressiona o poder público a adotar medidas emergenciais. O excesso de veículos não só agrava problemas de congestionamentos, que elevam o tempo de viagens e geram impactos econômicos para usuários e população em geral, assim como contribuem para aumento no número de acidentes, e forte impacto na infraestrutura viária. Outro ponto preocupante é que Ponta Grossa possui um dos maiores entroncamentos rodoviários da região Sul do Brasil, com destaque para o grande fluxo de veículos de outros Estados, nas BRs 376 e 373, e na PR-151.

O crescimento da frota enseja um investimento contínuo no sistema viário de Ponta Grossa. Construção de binários, alargamento de avenidas e ruas, retirada das faixas de estacionamentos, ligações entre bairros e melhoria na fiscalização são essenciais. Outra medida importante é a realização de estudos para solucionar problemas em áreas escolares, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos.

Um estudo encomendado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), conclui que as cidades sofrem com o crescimento exacerbado das frotas de veículos, particularmente de automóveis e motos. Esse cenário aponta para grande risco de constantes paralisações por engarrafamentos e aumento significativo dos acidentes, poluição ambiental e problemas gravíssimos de saúde, como estresse, doenças respiratórias e câncer de pulmões.

Para o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, a frota de veículos no Brasil é uma das maiores do mundo e desempenha um papel importante na mobilidade e na economia do País. O aumento expressivo na frota de veículos não apenas reflete o crescimento econômico e demográfico do Paraná, mas também sublinha os desafios de mobilidade urbana e infraestrutura viária do futuro.

Para a CNM, o crescimento da frota de veículos nos municípios faz parte de uma visão do poder público, como mecanismo de fortalecimento da indústria nacional e desenvolvimento econômico. Porém, passadas muitas décadas, o que se observa é um cenário revelador de erro estratégico do país, por não investir na infraestrutura e em redes integradas de sistemas de transporte público coletivo de pequena, média e alta capacidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE