PUBLICIDADE

PG caminha para se tornar uma das cidades mais seguras do PR

Imagem ilustrativa da imagem PG caminha para se tornar uma das cidades mais seguras do PR

Ponta Grossa poderá se transformar numa das cidades mais seguras do Paraná. Os investimentos realizados pela Prefeitura proporcionarão ao Município aumentar a prevenção em espaços públicos e reduzir o tempo de atendimento à ocorrência. Desde 2021, foram investidos cerca de R$ 18 milhões em recursos exclusivos para a segurança e que abrangem medidas como a modernização do sistema de monitoramento do Município e a ampliação do número de viaturas disponibilizadas para as equipes da Guarda Municipal, além da aquisição de novas armas, uniformes e coletes.

Nessa segunda-feira (22), a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública confirmou que a Prefeitura fará a locação de plataforma de software e equipamentos (câmeras, postes e ativos de rede de comunicação de dados), que servirão para monitorar a entrada e saída de veículos em vários pontos da cidade, formando uma espécie de muralha digital no entorno da área urbana, e também a movimentação de pessoas em 48 locais. O objetivo é localizar veículos com alerta de furto, roubo ou envolvimento em crimes, bem como a localização de pessoas procuradas ou desaparecidas. 

Especialistas na área de segurança apontam pontos positivos que podem ser destacados na utilização do reconhecimento facial. Quando utilizada com um banco de dados atualizado e com ampla disponibilidade de informações, a tecnologia pode facilitar na busca por criminosos em grandes territórios. Além disso, a acessibilidade de rastreamento pode inibir pequenos crimes e tornar ambientes públicos mais seguros.

O reconhecimento facial ainda é um assunto que provocará inúmeros debates com argumentos favoráveis e contrários à tecnologia. Apesar disso, é um consenso entre especialistas e profissionais de segurança a urgência da aprovação de leis e de normas que regulamentem a prática. 

Em Curitiba, esta plataforma é utilizada desde 2021, quando foi implantado o Projeto Muralha Digital, que consiste em sistemas avançados de tecnologia da informação para a análise de imagens com câmeras inteligentes de alta resolução com reconhecimento facial, de placas de veículos, panorâmicas e térmicas. O videomonitoramento ajuda a aprimorar a gestão do trânsito, do transporte coletivo, a segurança preventiva, a defesa civil, a assistência social.

Investir em segurança é garantir tranquilidade à população. Hoje, por conta do crescimento de Ponta Grossa, as forças de segurança não conseguem desenvolver 100% das atividades, preventivas, repressivas e investigativas em razão do tamanho do efetivo e da quantidade de viaturas. O investimento em tecnologia agilizará a prestação de serviços e dará uma resposta mais rápida e eficiente, em especial aos moradores dos bairros mais distantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE