menu

Município envolve as escolas em contações

Atividade envolveu mais de 170 pessoas em resgate histórico que faz parte do projeto desenvolvido pela 

O município de Porto Amazonas envolveu todas as suas Escolas do Ensino Fundamental no projeto ‘Contos e Lendas’ realizado pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais em parceria com as Prefeituras Municipais. Entre alunos, professores e idosos foram mais de 170 pessoas envolvidas no resgate dos ‘causos’ do município. Para compor o projeto, a Prefeitura envolveu os Departamentos de Educação e Cultura e da Assistência Social, por meio do Grupo Conviver, da terceira idade. “Foi um trabalho riquíssimo, que conseguimos envolver diversos grupos”, avalia a diretora do Departamento de Educação e Cultura, Emilia Morgado.

A diretora destacou as histórias que foram escolhidas para fazer parte dos ‘Contos e Lendas’.  O causo do ‘Pote de Ouro’ ocorrido na localidade de Porto Velho e contada em reportagem produzida pela Rede Massa; e a história da Mandioca, que intrigou moradores, tanto de Porto Amazonas, quanto da Lapa, cidade vizinha, separada de Porto somente pelo rio Iguaçu. “Com o projeto conseguimos passar para nossas crianças os contos que fazem parte da cultura e história do município, passadas de geração a geração, ou contada por alguém que os vivenciou”, exultou, completando que esta ‘troca de experiências’ não pode se perder no tempo.

Em Porto, o resgate das Lendas foi realizado em dois momentos. O primeiro envolvendo os idosos que “prontamente” se dispuseram a contar seus causos. “Conseguimos belos relatos de contos para alunos dos 4º e 5º anos das Escolas Municipais e as crianças que frequentam o Centro de Adolescentes Esperança”, relatou Emília. Além das rodas intergeracionais promovidas, a Prefeitura localizou estudos sobre as lendas do município.

A lenda do ‘Pote de Ouro’ foi ‘descoberta’ nas Rodas e contada pelo senhor Manoel de Paula. “Uma história verdadeira que aconteceu comigo e com um amigo quando eu tinha nove anos”, garante. Perto do local onde morava, seu Manoel recorda que sempre enxergava um ‘foguinho’ no chão. Certo dia, a curiosidade falou mais alto e ele chamou um amigo para investigar. Tal a surpresa dos dois ao chegar perto e ver que o tal fogo era ouro! Mas a história não acabou com o ouro nas mãos daquelas crianças não. Não estava nada fácil conseguir tirar do meio de algumas pedras, então as crianças resolveram chamar o pai do Manoel. Mas ao voltar ao local não encontraram mais nada. Essa história foi contada, pelo próprio senhor Manoel, no quadro Contos e Lendas dos Campos Gerais exibido pela Rede Massa.


TCC serve como inspiração para o resgate histórico

Um trabalho de conclusão de curso realizado pelas historiadoras Ana Lúcia de Mello Molkenthin (in memorian), Janice de Britto e Marinete Cantelli colaborou com o resgate. Intitulado “Lendas e Causos de Porto Amazonas”, o trabalho serviu de inspiração. Para destacar uma das histórias contadas por lá, e também para a imaginação dos alunos da Rede Municipal, que as traduziram com arte. “Os contos foram ilustrados pelos nossos alunos”, exultou a diretora de educação.

Foi na monografia que foi encontrada e resgatada uma história misteriosa, envolvendo uma plantação de mandiocas. Esta será contada no Box de livros que a AMCG lançará em breve.

Confira a história contada pelo senhor Manoel de Paula sobre o Pote de Ouro.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias
Bom Dia Astral 31/08/2019 ás 00:05h
Ponta Grossa 30/08/2019 ás 21:53h
Ponta Grossa 30/08/2019 ás 21:30h
Ponta Grossa 30/08/2019 ás 20:12h
Cotidiano 30/08/2019 ás 20:00h
Ponta Grossa 30/08/2019 ás 19:52h
Cotidiano 30/08/2019 ás 19:52h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/280000/cover_00283257_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades