PUBLICIDADE

Município envolve as escolas em contações

Atividade envolveu mais de 170 pessoas em resgate histórico que faz parte do projeto desenvolvido pela

Atividade envolveu mais de 170 pessoas 
em resgate histórico que faz parte do projeto desenvolvido pela
Atividade envolveu mais de 170 pessoas em resgate histórico que faz parte do projeto desenvolvido pela -

Atividade envolveu mais de 170 pessoas em resgate histórico que faz parte do projeto desenvolvido pela 

O município de Porto Amazonas envolveu todas as suas Escolas do Ensino Fundamental no projeto ‘Contos e Lendas’ realizado pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais em parceria com as Prefeituras Municipais. Entre alunos, professores e idosos foram mais de 170 pessoas envolvidas no resgate dos ‘causos’ do município. Para compor o projeto, a Prefeitura envolveu os Departamentos de Educação e Cultura e da Assistência Social, por meio do Grupo Conviver, da terceira idade. “Foi um trabalho riquíssimo, que conseguimos envolver diversos grupos”, avalia a diretora do Departamento de Educação e Cultura, Emilia Morgado.

A diretora destacou as histórias que foram escolhidas para fazer parte dos ‘Contos e Lendas’.  O causo do ‘Pote de Ouro’ ocorrido na localidade de Porto Velho e contada em reportagem produzida pela Rede Massa; e a história da Mandioca, que intrigou moradores, tanto de Porto Amazonas, quanto da Lapa, cidade vizinha, separada de Porto somente pelo rio Iguaçu. “Com o projeto conseguimos passar para nossas crianças os contos que fazem parte da cultura e história do município, passadas de geração a geração, ou contada por alguém que os vivenciou”, exultou, completando que esta ‘troca de experiências’ não pode se perder no tempo.

Em Porto, o resgate das Lendas foi realizado em dois momentos. O primeiro envolvendo os idosos que “prontamente” se dispuseram a contar seus causos. “Conseguimos belos relatos de contos para alunos dos 4º e 5º anos das Escolas Municipais e as crianças que frequentam o Centro de Adolescentes Esperança”, relatou Emília. Além das rodas intergeracionais promovidas, a Prefeitura localizou estudos sobre as lendas do município.

A lenda do ‘Pote de Ouro’ foi ‘descoberta’ nas Rodas e contada pelo senhor Manoel de Paula. “Uma história verdadeira que aconteceu comigo e com um amigo quando eu tinha nove anos”, garante. Perto do local onde morava, seu Manoel recorda que sempre enxergava um ‘foguinho’ no chão. Certo dia, a curiosidade falou mais alto e ele chamou um amigo para investigar. Tal a surpresa dos dois ao chegar perto e ver que o tal fogo era ouro! Mas a história não acabou com o ouro nas mãos daquelas crianças não. Não estava nada fácil conseguir tirar do meio de algumas pedras, então as crianças resolveram chamar o pai do Manoel. Mas ao voltar ao local não encontraram mais nada. Essa história foi contada, pelo próprio senhor Manoel, no quadro Contos e Lendas dos Campos Gerais exibido pela Rede Massa.

TCC serve como inspiração para o resgate histórico

Um trabalho de conclusão de curso realizado pelas historiadoras Ana Lúcia de Mello Molkenthin (in memorian), Janice de Britto e Marinete Cantelli colaborou com o resgate. Intitulado “Lendas e Causos de Porto Amazonas”, o trabalho serviu de inspiração. Para destacar uma das histórias contadas por lá, e também para a imaginação dos alunos da Rede Municipal, que as traduziram com arte. “Os contos foram ilustrados pelos nossos alunos”, exultou a diretora de educação.

Foi na monografia que foi encontrada e resgatada uma história misteriosa, envolvendo uma plantação de mandiocas. Esta será contada no Box de livros que a AMCG lançará em breve.

Confira a história contada pelo senhor Manoel de Paula sobre o Pote de Ouro.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE