PUBLICIDADE

Produção de mel impulsiona a economia em Ortigueira

Dados mostram que a cidade foi um dos destaques nacionais da produção de mel em 2019

Dados mostram que a cidade foi um dos destaques nacionais da produção de mel em 2019
Dados mostram que a cidade foi um dos destaques nacionais da produção de mel em 2019 -

Dados mostram que a cidade foi um dos destaques nacionais da produção de mel em 2019

O bom desempenho do município de Ortigueira foi essencial para fazer do Paraná o maior produtor de mel do País. Dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o Estado colheu 7.229 toneladas do produto em 2019, ultrapassando o vizinho Rio Grande do Sul (6.262 toneladas).

O resultado é 14,6% superior ao ano/safra 2018, quando a produção cravou 6.307 toneladas, e confirma a evolução recente da apicultura paranaense. A produção cresceu 15% nos últimos cinco anos pesquisados, partindo de 6.287 toneladas em 2015. Segundo o IBGE, 3.919 municípios brasileiros apresentaram alguma produção de mel em 2019, somando 45.981 toneladas, com arrecadação de R$ 59,259 bilhões – R$ 7,215 bilhões saíram de sítios localizados no Paraná.

Sozinha, Ortigueira colaborou com 795,4 toneladas de mel, seguida por Botucatu (São Paulo), Arapoti (Paraná), Itatinga (São Paulo) e Campo Alegre de Lourdes (Bahia). “Não existe mel igual ao de Ortigueira”, diz, sorridente, a apicultora Ana Mozuski Kutz, com a sabedoria de quem já passou 36 dos 65 anos de idade debruçada entre abelhas, favos e colmeias. Currículo que lhe garantiu um assento na diretoria da Apomel, cooperativa que reúne 123 produtores da região.

A qualidade do néctar de Ortigueira é atestada nacionalmente. A cidade recebeu em 2015 o registro do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) por Dominação de Origem, o chamado Indicador Geográfico (IG). O selo é dado para produtos cuja região, por motivos naturais, tem influência no conteúdo final da mercadoria.

Para o prefeito de Ortigueira, Ary Mattos (DEM), o alto índice de produção é de suma importância para a economia local. “A cadeia produtiva do mel gera renda para, aproximadamente, 300 famílias de agricultores em Ortigueira. São cerca de 500 empregos diretos”, ressalta o chefe do Executivo. Segundo Ary, a prefeitura tem procurado assessorar a Apomel para que os produtores possam avançar na comercialização do produto.

Gestão quer ampliar outros setores

Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta segunda-feira (26), o prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, falou sobre as outras frentes de atuação do poder público para estimular a produção local. “Pretendemos apoiar o cooperativismo, a produção orgânica de alimentos, a produção de leite, a horticultura, a fruticultura, as agroindústrias e a produção de grãos. Com isso, aumentaremos a renda da nossa agricultura familiar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE