menu

Aulões para vestibular da UEPG acontecem na próxima semana

Sepam Vestibulares já tem a programação dos encontros, preparou um podcast sobre assuntos da atualidade com acesso livre e listou dicas para estudos

O Sepam Vestibulares inicia, na próxima semana, os tradicionais aulões de véspera para o vestibular de primavera da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Para esta edição, os conteúdos serão ministrados entre segunda-feira (20) e quinta-feira (23), de forma remota, e na sexta-feira (24) de modo presencial. O horário das aulas é das 18h50 às 22h. Neste ano também há a possibilidade de alunos não regulares do Colégio se matricularem, a um custo de R$ 125, que contempla também os materiais de estudo. Para os estudantes da instituição não há taxa de matrícula. 

De acordo com o coordenador do Sepam Vestibulares, Yuri Sócrates, a ideia dos aulões é proporcionar a revisão de conteúdo com foco em resolução de exercícios de todas as disciplinas cotadas para a prova da UEPG. Uma das tradições da instituição é também trabalhar o emocional dos alunos e possibilitar descontração nos momentos que antecedem o processo seletivo. 

“Nós, professores, sabemos que o período de véspera de vestibular costuma deixar muitos estudantes aflitos. A intenção do Sepam Vestibulares é abordar os conteúdos de forma mais extrovertida, por isso, costumamos utilizar fantasias temáticas para deixar o clima bem mais leve”, ressalta Yuri. 

Na sexta-feira (24), ocorre o encerramento da programação dos aulões. Nesta edição, o objetivo da instituição é realizá-lo de forma presencial. “O intuito é proporcionar um abraço simbólico da equipe pedagógica aos alunos, como forma de deixá-los mais relaxados para os momentos que antecedem a prova”, afirma o coordenador do Sepam Vestibulares. 

As aulas de segunda a quinta-feira serão transmitidas ao vivo para os estudantes. O material inclui uma apostila teórica com exercícios a serem resolvidos. A atual estudante de Medicina da UEPG, Maíza Migliorini, 18 anos, é uma das alunas que participou da última edição dos aulões da véspera do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade. Para Maíza, a iniciativa foi essencial para recapitular os conteúdos estudados ao longo da preparação para a prova.  

“As aulas são uma espécie de revisão das disciplinas e me ajudaram bastante porque aconteceram em formato interativo. Os professores ministram os conteúdos de forma mais engraçada para deixar os alunos mais relaxados antes da prova, ao mesmo tempo em que os estudantes conseguem se preparar para a prova”, sustenta a estudante. 

Na próxima semana, o Sepam Vestibulares também disponibilizará no Spotify um podcast com acesso livre sobre temas da atualidade. O intuito é expandir informações sobre as temáticas da sociedade contemporânea a todo o público. O conteúdo também será divulgado no Instagram do @sepamvestiba, que também contará com ações interativas ao longo dos dias 20 e 24 de setembro. Vale lembrar que semanalmente a instituição também divulga conteúdos para os vestibulandos, por meio do podcast Papo de Vestiba. 

Dicas para estudos finais para o vestibular 

Esta edição do vestibular da UEPG ocorrerá em formato diferente dos anteriores, com a realização da prova em apenas um dia. Com isso, as questões específicas deverão ser resolvidas no período da manhã do domingo (26). Já a redação e as perguntas gerais estão programadas para o período da tarde. Por ocorrer de forma diferente e por ser um período longo de resolução da prova, o coordenador do Sepam Vestibulares listou algumas dicas para quem deseja aproveitar os momentos finais antes do processo seletivo.  

“A última semana deve ser utilizada para revisão do conteúdo. Por isso, dedique cargas horárias iguais para todas as disciplinas. Não foque somente nas específicas. O conteúdo visto no dia precisa ser estudado no dia. Dedique boa parte do estudo para a resolução de testes e não esqueça que toda dúvida que surgir precisa ser sanada. Repare no desempenho da resolução dos testes, cuide do tempo para cada questão e reserve momentos para pesquisar assuntos da atualidade. E, por fim, não se sobrecarregue, tenha um intervalo durante os estudos”, diz o professor. 

Confira as dez principais orientações do professor: 

1. Mantenha a consistência nos estudos: “costumeiramente os alunos pensam que quando a prova está chegando é necessário estudar mais. Se o aluno já estuda para a prova ao longo do ano, ele só precisa manter o ritmo, não se sobrecarregar. Isso é importante para o aluno não se esgotar, já que se exceder traz estresse grande para o período pré-prova”, afirma o professor; 

2. Não guarde dúvidas. Utilize a última semana para saná-las; 

3. Tenha uma rotina organizada; 

4. Confira os detalhes sobre a realização da prova, como os materiais necessários, documentos e horários; 

5. Conheça o local de prova antecipadamente e dimensione o tempo necessário para o deslocamento até o ambiente; 

6. Mantenha uma alimentação equilibrada e respeite os horários necessários de sono. No dia da prova, alimente-se bem, não saia da rotina alimentar; 

7. Não sacrifique as válvulas de escape. Os pequenos momentos de lazer, a realização de hobbies e a prática dos exercícios físicos são essenciais para a saúde da mente antes da prova;  

8. Não se prive de relacionamentos humanos. O afeto e o diálogo são importantes para o processo de preparação para a prova;  

9. Tire o sábado para descansar. O dia anterior à prova não é o mais propício para revisar conteúdo, pois pode cansar o aluno; 

10. Na resolução de exercícios e na prática da redação, tenha o controle do tempo para treinar antes da prova. No vestibular também é importante ter esse controle tanto do tempo para resolução das questões, quanto para a elaboração do texto e para o preenchimento do gabarito. 

Sobre o Colégio Sepam    

Fundado em 1939, na cidade de Ponta Grossa (PR), pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui duas unidades em operação, sendo a segunda na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993.  Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional - o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos). Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição completa 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes em aprovações do Paraná, com mais de 10 mil aprovações em destacadas universidades brasileiras. O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura. Mais informações: sepam.com.br, facebook.com/sepamcolegio e @sepamcolegio (Instagram).  

Com informações: Assessoria de Imprensa.

Últimas Notícias
Cotidiano 19/09/2021 ás 19:38h
Cotidiano 19/09/2021 ás 18:15h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/390000/capa_00393853_0_202109172202.jpg?xid=1135144
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades