PUBLICIDADE

Novembro Azul conscientiza para a prevenção do câncer

O secretário de Saúde de Castro ressalta que a iniciativa ocorre em um momento apropriado. População masculina ainda se mostra resistente quando o assunto é ir ao médico

Com o slogan ‘Cuidar da saúde também é coisa de homem’, o Ministério da Saúde lançou a campanha Novembro Azul. A campanha celebrada durante o mês mundial de combate ao câncer de próstata tem como objetivo principal conscientizar os homens sobre a importância da realização dos exames de prevenção e combate ao câncer de próstata.

O secretário de Saúde de Castro, Julio Sandrini, ressalta que a iniciativa ocorre em um momento apropriado, pois de acordo com o Ministério da Saúde, a população masculina ainda se mostra resistente quando o assunto é ir ao médico. “O homem precisa compreender que ir ao médico está entre os principais cuidados com a saúde. A campanha Novembro Azul é uma oportunidade para o homem se conscientizar, e cuidar um pouco mais de si, procurando os serviços de saúde, não somente para prevenir-se do câncer de próstata, mas também para fazer um check-up geral”, salienta Sandrini.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil. Entretanto, se diagnosticado precocemente pode chegar até 80% de cura.
O médico do programa Saúde da Família, Edinelson Miranda, explica que mesmo sendo uma doença com evolução silenciosa, alguns sintomas podem demonstrar o aparecimento do câncer de próstata. “Alterações na urina, obstrução na uretra, retenção urinária, ardência ao urinar, ou presença de sangue na urina, além do aumento da próstata são alguns dos sintomas”, alerta.
A maior taxa de incidência da doença aparece em homens com idade a partir dos 45 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE