PUBLICIDADE

Azul quer incentivos para operar voos no Santana

Apesar de manter o interesse de voos comerciais no Aeroporto Santana, empresa ressalta necessidade de avanços em incentivos fiscais, como redução de ICMS sobre o combustível

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras reconfirmou, nesta segunda-feira, ao Jornal da Manhã, que mantém o interesse em operar os voos comerciais no município. Contudo, informa que, para haver o início das operações, deve haver um avanço no plano de incentivo à aviação regional, como incentivos fiscais. A empresa e a Prefeitura de Ponta Grossa confirmaram, no ano passado, que a empresa iria realizar voos diários entre o Aeroporto Santana e o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Além disso, a companhia também informou que irá ampliar suas operações no Estado do Paraná.

“A Azul teria real interesse de operar em Ponta Grossa, caso houvesse um plano de incentivos à aviação regional no estado do Paraná, com redução de ICMS sobre o combustível”, informa a nota encaminhada ao JM. Para que a empresa possa operar também há a necessidade da finalização das obras no Aeroporto Santana, as quais estão em processo de conclusão. As obras sofreram um atraso, segundo o Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação, Paulo Carbonar, em função do clima chuvoso nos últimos meses do ano. A operação em Ponta Grossa seria com os aviões turboélice ATR, que podem transportar até 72 passageiros.

A Azul também explicou todas as etapas necessárias para iniciar os voos em um aeroporto, o que leva, pelo menos, dois meses e meio. Para fazer a solicitação dos voos, primeiramente é preciso que os órgãos responsáveis solicitem a homologação dos serviços do aeroporto junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para a operação de voos comerciais. Após essa homologação, a empresa aérea pode solicitar autorização para operação de voos na cidade. O processo de aprovação leva cerca de 15 dias. Assim que o pedido é aprovado, a empresa aérea então começa a se estruturar para abrir uma nova base e iniciar as operações de fato, o que leva cerca de 60 dias.

INCREMENTO
Empresa expande atuação no PR
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras lançará voos sem escalas de Curitiba para Porto Seguro a partir de 5 de março e de Foz do Iguaçu para Belo Horizonte (Confins) em 19 de março. A oferta será dedicada à Azul Viagens, operadora de turismo da companhia, com ligações operadas aos sábados. Ainda, a partir de 19 de março, a empresa ampliará ligações aos sábados entre Foz do Iguaçu e Campinas. Todos os novos voos serão operados pelos jatos Embraer 195, de 118 assentos. Até meados de fevereiro, a Azul conta com voos, sem escalas, que conectam Foz do Iguaçu a Londrina, Maringá e Florianópolis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE