PUBLICIDADE

Combate à violência é obrigação de todos

Imagem ilustrativa da imagem Combate à violência é obrigação de todos

A sociedade se mobiliza nesta quinta-feira (22), em diferentes frentes de propósitos, para a proposição de ações de conscientização contra o crime de feminicídio. No Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, comemorado hoje através de lei estadual, pretende incentivar e unificar ações de prevenção à violência contra a mulher.

É necessário um esforço conjunto para que as mulheres saibam que podem pedir ajuda desta forma, enquanto é preciso ensinar o resto da população sobre o que o X (Sinal Vermelho) significa e como eles podem ajudar ao perceberem o sinal. há uma movimentação cada vez mais intensa das Casa Legislativas do Paraná, através de articulação a Procuradoria Estadual da Mulher, para o monitoramento de ações e criação de políticas que ajudem a salvar a vida de mulheres paranaenses. Só em 2020, 73 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado.

Além da pandemia do coronavírus, está evidente pandemia da violência doméstica. Por isso, entender a situação em que as mulheres estão inseridas e criar políticas de combate efetivas é essencial. O número de denúncias nas delegacias caiu em todo o país logo após o início das medidas de isolamento em 2020. Essa queda também foi exposta no 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na semana passada, que mostrou uma redução de praticamente todas as notificações de crimes contra a mulher em 2020. Entretanto, isso não significa que a violência diminuiu.

Observa-se um momento de subnotificação desde o início da pandemia. As mulheres foram obrigadas pela situação a passarem mais tempo com seus agressores, presas em casa. Isso fez com que as denúncias presenciais diminuíssem, mesmo com a violência aumentando.

O poder público e a sociedade precisam enfrentar esse problema tão grave que causa tristeza e sofrimento para a vítima e seus familiares. Hoje, o Paraná tem canais de denúncias anônimas, como os telefones gratuitos 180 (nacional) e 181 (estadual), que permitem que outras pessoas também avisem a polícia sobre casos de violência contra a mulher.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE