PUBLICIDADE

A ‘ilha cubana’ chamada PG

A informação é auspiciosa. Ponta Grossa está entre as cidades com população acima de 352 mil habitantes, que mais receberam médicos estrangeiros no Paraná. Neste ranking, deve figurar entre segunda ou terceira. No Brasil é a 11ª, segundo nota do Ministério da Saúde. O Município também está entre os líderes na construção de moradias populares para população de baixa renda. Outra benesse do governo federal.

De acordo com estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, com a inclusão dos 60 médicos cubanos será possível ofertar 1,2 mil novas consultas diárias. Conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério de Saúde, a média é de que cada habitante faça ao menos duas consultas por ano. Hoje, o Município possui uma defasagem de aproximadamente 300 consultas diárias.

Com a vinda dos novos médicos do programa ‘Mais Médicos’ e com a contratação dos profissionais por concurso público, Ponta Grossa vai até superar estes números, podendo chegar a ofertar mais 1,2 mil consultas diárias, além das 1,3 mil que já são ofertadas. Ao que tudo indica, a crise que se instalou na área de saúde está muito próxima de acabar. Serão supridas as unidades carentes de profissionais e ocorrerá um aumento substancial no número de consultas.

Outras propostas do programa Mais Médicos poderão trazer benefícios à região. Em parceria com o Ministério da Educação, serão abertas 11,5 mil vagas nos cursos de medicina no país até 2017 e 12 mil vagas para formação de especialistas até 2020. Desse total, 2.415 novas vagas de graduação já foram criadas e serão implantadas até o fim de 2014 com foco nas áreas que mais precisam de profissionais e que possuem a estrutura adequada para a formação médica.

Outra medida importante do Programa é a mudança na lógica de abertura dos cursos de medicina de universidades privadas. Até hoje, essas instituições apresentavam um projeto para o Ministério da Educação e, se aprovado, o curso era aberto. A mudança é que agora o Governo Federal faz um chamamento público com foco nas regiões prioritárias do SUS .

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE