PUBLICIDADE

Eleições 2024 e suas principais mudanças

Imagem ilustrativa da imagem Eleições 2024 e suas principais mudanças
-

Por Willian Jasinski

Em 2024 estamos diante de mais ano de pleito eleitoral para escolha de vereadores e prefeitos, onde através do direito ao voto o cidadão escolhe os seus representantes políticos a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores e no paço municipal. A história do voto no Brasil começou no ano de 1532 quando os moradores da primeira vila fundada na colônia portuguesa - São Vicente, em São Paulo - foram às urnas para eleger o Conselho Municipal. Mesmo após quase 500 anos, a finalidade das eleições continua a mesma, destacando a representatividade da coletividade consubstanciada no artigo 5º da Constituição Federal.

É natural que no decorrer do tempo o processo eleitoral sofra mudanças, tanto em aspectos legais como procedimentais, seja para proporcionar uma maior economia aos cofres públicos ou para tornar o processo mais prático e eficiente, com maior participação e engajamento da sociedade no sentido de conhecer melhor seus representantes.

O pleito eleitoral de 2024 trouxe três grandes mudanças, as quais são: a regulamentação da inteligência artificial, as sobras eleitorais e o limite de candidaturas por chapa de vereadores. 

Com o progresso tecnológico, foi possível empregar a inteligência artificial para simplificar a criação de anúncios, o que resultou na chamada “deepfake”, uma técnica que permite a troca de rostos de indivíduos em vídeos, sincronizando o movimento dos lábios e expressões faciais. 

Logo, para o pleito eleitoral de 2024 é exigido o uso de rótulo de identificação quando o conteúdo for manipulado por meio de inteligência artificial. 

Os provedores de Internet e as ‘’big techs’’ precisam adotar medidas para impedir as chamadas ‘’fake news’’, ou seja, devem tirar de vinculação discursos de ódio, notícias falsas ou atos antidemocráticos. Da mesma forma, artistas e influenciadores podem divulgar o seu posicionamento político nas redes sociais, mas de forma voluntária e gratuita. A ‘’live’’ passa a ser considerada ato de campanha, e por isso, não pode ser transmitida em rádio, TV ou canal de empresas. 

Ainda, o Supremo Tribunal Federal derrubou a legislação que veda os partidos políticos de participarem da disputa das sobras eleitorais. Pela primeira vez, há um limite de candidaturas por chapa de vereadores em eleições municipais. A regra já foi aplicada nas eleições de 2022 para a chapa de deputados. 

Como consequência, a medida resultará em menos candidatos para obtenção do quociente eleitoral, o que levará os partidos a escolherem candidatos com maior capital político, ou seja, vereadores já com mandato, quem não se elegeu na anterior, mas fez muitos votos, quem tem muitos seguidores nas redes e grande audiência, o que irá dificultar ainda mais a participação de novas lideranças. Muita gente pode ficar de fora, e o resultado pode ser ainda mais sobras partidárias, tendo em vista a dificuldade do partido em atingir o quociente eleitoral.

Assim, cabe aos partidos, candidatos e eleitores ficarem atentos a todas as mudanças legais, cabendo a todos os cidadãos fiscalizar o cumprimento destas.

*O Autor é advogado, formado em Direito pela Universidade Norte do Paraná, com especialização em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE