PUBLICIDADE

Força do empreendedorismo em Ponta Grossa impressiona

Imagem ilustrativa da imagem Força do empreendedorismo em Ponta Grossa impressiona

Nessa quarta-feira (7), a Jucepar divulgou os números da abertura e fechamento de empresas no primeiro bimestre. O relatório mostra que somente nesses dois primeiros meses, Ponta Grossa ganhou 1.817 novas empresas, ao passo que 1.040 foram fechadas, resultando em um saldo de positivo de 777 empreendimentos a mais do que ao final de 2023.

Quando são avaliados os números disponibilizados pelo Governo Federal, por meio do “Painel do Mapa de Empresas”, os valores se tornam ainda mais relevantes. O levantamento aponta que o município conta com mais de 48 mil empresas ativas, se aproximado dos 49 mil, se adicionar os dados da Jucepar de fevereiro, que ainda não constam no painel.

Em outra base de comparação, com os números do final de 2021, quando Ponta Grossa tinha 41,3 mil empresas ativas, a cidade ganhou, em dois anos (2022 e 2023) e um mês (janeiro), um total de 7 mil novos empreendimentos – incremento de 17,2%. Cabe destacar que esse valor representa o saldo de empresas ativas, ou seja, o resultante da conta de subtração dos fechamentos em relação às aberturas mensais.

Como a cidade possui 358 mil habitantes, isso representa uma empresa para cada sete habitantes. É uma média superior ao panorama nacional, em que há uma empresa para quase 10 pessoas (21 milhões de empresas ativas para 203 milhões de habitantes).

São números que comprovam o momento de desenvolvimento pelo qual a cidade atravessa, resultantes da observação dos empreendedores em relação às oportunidades geradas pelo crescimento econômico da cidade. Uma cidade que cresce, que gera e movimenta dinheiro, viabiliza esse crescimento, ampliando o mercado consumidor (seja para empresas ou para consumidores finais), gerando ainda mais empregos. É a famosa movimentação da roda da economia.

Por outro lado, isso também reflete o trabalho desenvolvido pelo município pelo fomento ao empreendedorismo. Há anos, há um sério trabalho contínuo, realizado pela prefeitura, através da Sala do Empreendedor, e mais recentemente com o ‘Vale Dos Trilhos’. O resultado é o desenvolvimento de ações e iniciativas que impactam diretamente na agilidade e na facilidade para abrir novas empresas. Ponta Grossa foi a primeira a adotar integralmente a Legislação Estadual ao implantar o Descomplica Licenças Municipais, em 2022, e hoje dispensa licenças e alvarás para mais de 770 atividades de baixo risco.

Para quem quer empreender, há a capacitação, inclusive, para quem pretende começar um negócio, mas não sabe onde e nem quando – essa qualificação é feita pelo programa Decola. E tem o programa de aceleração de negócios do município, o Voe.

É o município aproveitando as oportunidades do momento para impulsionar ainda mais o desenvolvimento, tornando-o contínuo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE