PUBLICIDADE

Mais 50 fotos do Fundo Foto Bianchi são reveladas em acervo

Parte do projeto Cenas do Bicentenário, mostram imagens inéditas de inaugurações, retratos além de também as relações familiares da época

O Fundo Foto Bianchi, sob responsabilidade da Casa da Memória Paraná, possui uma parte do seu rico acervo disponível para consulta de forma digital.
O Fundo Foto Bianchi, sob responsabilidade da Casa da Memória Paraná, possui uma parte do seu rico acervo disponível para consulta de forma digital. -

O Fundo Foto Bianchi, sob responsabilidade da Casa da Memória Paraná, possui uma parte do seu rico acervo disponível para consulta de forma digital no Museu Cenas de Ponta Grossa. Recentemente, mais 50 fotos históricas inéditas em chapa de vidro foram digitalizadas, catalogadas e disponibilizadas no site, podendo ser vistas clicando aqui, Com isso, o museu virtual ultrapassa a marca de 1.000 fotografias registradas pela Família Bianchi disponíveis para acesso público.

As novas fotografias inéditas fazem parte do ‘Cenas do Bicentenário’, um projeto viabilizado por meio do edital para ações culturais em alusão aos 200 anos de Ponta Grossa, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, que conta com a curadoria, digitalização e catalogação de Vitória Gabriela de Oliveira. O processo de higienização dos negativos em chapa de vidro é de responsabilidade da Casa da Memória Paraná, unidade da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, que gere o Fundo Foto Bianchi, reconhecido como o maior acervo de fotografias em chapa de vidro do Brasil, contendo mais de 45 mil negativos. A direção geral do Museu Cenas é assinada por Alessandra Bucholdz, da ABC Projetos Culturais, e tem direção executiva de Eduardo Godoy, da Estratégia Projetos Criativos.

As imagens disponibilizadas continuam a tecer a história de Ponta Grossa através de seus retratos de famílias do século XX, o que garante diversas percepções a respeito das práticas sociais, trajes, cenários e, também, das personalidades retratadas. As imagens contribuem com as demais exposições feitas com o acervo e disponíveis no museu, sendo elas: ‘Um Olhar Além da Lente’, com imagens de paisagens e locais fotografadas pelo patriarca da família Bianchi, e ‘Família Bianchi’, que apresenta cenários como os locais de trabalho, espaços familiares, autorretratos e os filhos de Luiz Bianchi.

Segundo a responsável pela digitalização, os novos retratos continuam a narrativa em construção de como era o século 20 e também como eram as relações familiares das três gerações responsáveis pelo Foto Bianchi. “As novas fotografias trazem um pouco do acervo pessoal da família, para além do trabalho. Nós vamos ter fotos deles sentados à mesa, brincando no quintal, do cachorro da família. Então vamos começar a compreender essas relações familiares, algo que é pouco explorado”, explica.

Entre as fotografias disponíveis, também é possível ver as alterações na paisagem da cidade e os tradicionais retratos feitos pelos fotógrafos. Essas imagens retratam uma Ponta Grossa do século XX através de seus personagens, prédios e paisagens. “É importante que as fotografias estejam em um museu virtual porque muitas pessoas desconhecem que existe o Foto Bianchi em Ponta Grossa. Então, muitas delas não sabem que existe um acervo com mais de 45 mil negativos em chapa de vidro, que remontam a história da cidade por meio de fotografias familiares, de indústrias, de empresas, da pedra fundamental da Santa Casa, de paisagens, ruas”, comenta Vitória.

O Fundo Foto Bianchi e outros acervos estão disponíveis para consulta no Museu Cenas, um repositório digital em funcionamento desde 2021 que conta com mais de 4 mil fotografias históricas de acervos públicos e particulares digitalizadas e disponíveis para download. As imagens retratam temas e épocas diversas, apresentando uma trajetória da cidade e da população através de suas construções, personalidades e paisagens. O projeto conta com o patrocínio do Sicredi.

Com informações: assessoria de imprensa.

O Fundo Foto Bianchi, sob responsabilidade da Casa da Memória Paraná, possui uma parte do seu rico acervo disponível para consulta de forma digital.
O Fundo Foto Bianchi, sob responsabilidade da Casa da Memória Paraná, possui uma parte do seu rico acervo disponível para consulta de forma digital. O Fundo Foto Bianchi, sob responsabilidade da Casa da Memória Paraná, possui uma parte do seu rico acervo disponível para consulta de forma digital. O Fundo Foto Bianchi, sob responsabilidade da Casa da Memória Paraná, possui uma parte do seu rico acervo disponível para consulta de forma digital.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE