PUBLICIDADE

Museu Campos Gerais tem exposição gratuita de ciências forenses

Mostra vai adentrar no universo da investigação criminal e de falsificações; o público terá uma experiência sensorial

O evento inicia às 19h, na Rua Engenheiro Schamber, 686 – Centro
O evento inicia às 19h, na Rua Engenheiro Schamber, 686 – Centro -

O Museu Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCG-UEPG) vai ocupar a rua em 8 de março para inaugurar sua nova exposição. A mostra “V ou F? Venha ser um Cientista Forense” vai adentrar no universo da investigação criminal e de falsificações, com possibilidade dos visitantes poderem identificar produtos originais e conhecer trabalho de profissionais forenses. O evento inicia às 19h, na Rua Engenheiro Schamber, 686 – Centro, com entrada gratuita. 

Um cientista forense sabe investigar e identificar o que é verdadeiro ou falso. Isso é o que a exposição promete explicar. Os visitantes poderão conferir objetos variados, como notas fiscais, fios elétricos, medicamentos, produtos de higiene, camisetas, tênis e bebidas; além das itens da Polícia Científica. O público terá uma experiência sensorial com o microlaboratório de papiloscopia, que trabalha na identificação de suspeitos ou desaparecidos, com análise de digitais impressas e produção de retratos falados.

Na frente do Museu, estarão expostos carros antigos da Polícia Militar e uma van da Polícia Científica, que vai a locais de crimes e eventos que demandam um trabalho de investigação forense. “As pessoas poderão conferir objetos de seu cotidiano, para perceberem a variedade de falsificações e adulterações que fazem parte da nossa vida em todos os aspectos. O público também vai conhecer como é o trabalho para solucionar um assassinato”, afirma o diretor do Museu, professor Niltonci Batista Chaves.

A maioria dos objetos em mostra são provenientes do acervo do Grupo de Proteção à Marca (BPG). De acordo com Niltonci, a exposição também é uma aliada no trabalho de combate a todas as formas de falsificação. “Vamos trabalhar para que pessoas percebam que comprar um produto falsificado significa contribuir com a violência, com o crime organizado, com o trabalho forçado e com a ausência de direitos. Então existe uma perspectiva pedagógica nesta iniciativa”, completa. Ao longo dos meses em que o MCG sediar a mostra, terão atividades educativas e culturais, com debates sobre notícias falsas e falas acadêmicas ligadas a profissionais da área.

Histórico e serviço  - A exposição nasceu a partir do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) de Ciências Forenses, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a UEPG e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com apoio da Polícia Científica do Paraná. O horário de atendimento do Museu Campos Gerais é de terça-feira a sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Para visitações individuais, não é necessário agendamento. Em caso de visitas de grupos, é necessário enviar e-mail para [email protected].

informações: Assessoria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE