PUBLICIDADE

Vamos Ler e Unimed PG levam amor-próprio a turma de Palmeira

Abordando questões como depressão e ansiedade, a turma do quinto ano da Escola Leonor Santos pode conversar sobre seus sentimentos e construir importantes aprendizados

O conteúdo especial do Vamos Ler auxiliou a turma durante a realização das dinâmicas, trazendo uma abordagem cuidadosa sobre o tema
O conteúdo especial do Vamos Ler auxiliou a turma durante a realização das dinâmicas, trazendo uma abordagem cuidadosa sobre o tema -

Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Do Campo Professora Leonor Santos, sob a orientação da professora Silmara De Sá Ribas, exploraram o tema do amor-próprio, que surgiu de conversas em sala de aula sobre questões de saúde mental, como depressão e ansiedade, que afetavam pessoas conhecidas dos alunos.

Segundo a docente, para abordar o tema, foi realizada uma dinâmica em que os alunos desenharam emojis que representavam suas emoções e escreveram seus nomes em forma de acróstico, produzindo frases sobre si mesmos. “Essa atividade revelou uma variedade de sentimentos entre os alunos, desde tristeza e raiva até felicidade e diversão”, explicou a educadora.

Após a dinâmica, os alunos assistiram a uma videoaula do projeto Vamos Ler em parceria com a Unimed Ponta Grossa, que aborda a importância do amor-próprio. “O conteúdo gerou muitas reflexões e discussões sobre depressão e ansiedade, já que muitos alunos tinham experiências pessoais ou conheciam alguém que enfrentava esses problemas”, relatou Silmara.

A docente também relatou que o momento envolveu grande emoção e troca de experiências entre os alunos e a professora, pois muitos relataram situações pessoais difíceis, incluindo casos de depressão e até mesmo de perda de pessoas próximas.

Como atividade prática, os alunos produziram desenhos representando-se como girassóis, símbolo de positividade e crescimento, e listaram suas qualidades. Os trabalhos foram expostos na sala de aula para incentivar a valorização pessoal.

Por fim, os alunos receberam um kit chamado "Sou um girassol e vou me cuidar", contendo um vaso, sementes de girassol e um brinquedo de bolinha de sabão. A atividade envolveu plantar as sementes em casa e cuidar do girassol, simbolizando a importância de buscar a luz do sol, de se cuidar e de compartilhar suas preocupações com os outros.

“Essa iniciativa destacou a importância do amor-próprio, da valorização pessoal e do cuidado com a saúde mental, enfatizando a necessidade de falar sobre sentimentos e buscar apoio quando necessário”, complementou a professora.

Acesse o blog da Escola Leonor Santos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE VAMOS LER

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE