PUBLICIDADE

Ponta Grossa recebe oficinas de Cinema a partir de segunda

'Ulokelu - Oficinas de Cinema de Ponta Grossa' é um projeto aprovado pelo programa de incentivo da Fundação Municipal de Cultura (FMC)

O objetivo é inspirar novas histórias, para que os participantes possam criar as suas, ao final das oficinas.
O objetivo é inspirar novas histórias, para que os participantes possam criar as suas, ao final das oficinas. -

'Ulokelu - Oficinas de Cinema de Ponta Grossa' é um projeto aprovado pelo programa de incentivo da Fundação Municipal de Cultura (FMC)

Entre 1º de novembro e 17 de dezembro, acontece a Mostra de Filmes do projeto 'Ulokelu - Oficinas de Cinema de Ponta Grossa', com a exibição de dez produções escritas e dirigidas pelos oficineiros. O objetivo é inspirar novas histórias, para que os participantes possam criar as suas, ao final das oficinas.

Após as datas de exibições, o público de Ponta Grossa terá a oportunidade de debater as obras, com seus realizadores. O proponente do projeto, roteirista e diretor, Cássio Kelm, expressa a importância de haver essa troca entre público e a equipe de produção, já que são raras as vezes que isso acontece. "Não conseguimos tirar dúvidas específicas, mesmo que procuremos em reportagens e entrevistas. Com esses debates que promoveremos, nos aproximaremos do público e teremos a oportunidade rara de apresentar os detalhes por trás das câmeras”, explica ele.

A Mostra de Filmes é um espaço democrático e disponível para que todo o público possa acessar as produções, sem custo e com todos os filmes on-line no site do projeto nas datas programadas. A atividade foi pensada como uma contrapartida social das oficinas, para fomentar os debates sobre gênero, raça, identidade e inspirar a criação artística.

O primeiro filme da 'Mostra' é o longa-metragem de Cássio, 'Mães do Derick'. O filme é um documentário musical e traz o universo cinematográfico de Matinhos, litoral do Paraná. Produzido e gravado nos anos em que Kelm viveu na cidade, assim que retornou de Cuba. O documentário apresenta o cotidiano de quatro mulheres jovens, lésbicas/bi, feministas, anarquistas, não monogâmicas, que criam um filho de nove anos, Derick, neste pequeno município no litoral. 

Juntas, as quatro constroem com as próprias mãos uma casa em uma área de ocupação em meio à mata, encarando a ameaça iminente de expulsão por parte da polícia. Derick também apresenta este universo com seu olhar, quando em vários momentos assume a direção da câmera para mostrar sua família, sua casa e falar sobre si.

Para Cássio, foi uma alegria ter a oportunidade de gravar esse documentário, já que as e os participantes são muito próximos dele. “Foi um grande desafio, porque foi meu primeiro longa-metragem, mas também foi uma alegria poder gravar no Litoral do Paraná, que é um lugar que tenho muita conexão e onde pouquíssima coisa já foi feita em termos de cinema”, expressa.

Segundo o crítico de cinema, Bruno Carmelo, em avaliação escrita na Revista Papo de Cinema, “Cássio representa Thammy, Marina, Bruna e Ana Paula, as mães de Derick, enquanto mulheres complexas para quem a natureza, o coletivo, a arte e o ativismo se tornam peças de um mecanismo único”. O filme concorreu em festivais nacionais, e no ano passado, recebeu o prêmio Elke Maravilha de Melhor Filme, por meio de uma escolha feita pelo júri, e o prêmio de Crítica de Melhor Longa - Metragem Brasileiro, no Festival For Rainbow. 

Em sua oficina, Cássio traz à tona o processo de produção do roteiro de Mães de Derick. “Apesar da Oficina de Roteiro se dedicar à ficção, eu uso o roteiro de Mães do Derick, porque é um documentário que tem partes que são ficcionais, vindas de musicais. Portanto, procuro explicar a importância de, mesmo no documentário, pensarmos o roteiro com antecedência, para pensar quais são as linhas narrativas do filme, para auxiliar na montagem e guiar o que queremos ou não gravar”, contextualiza o diretor. 

Segunda produção

Além do Mães do Derick, a Mostra trará mais uma obra dirigida por Cássio Kelm, o curta-metragem Meia Lua Falciforme, mas dessa vez em uma parceria que dividiu com Débora Evellyn Olímpio e Jade como produtora.

A produção foi elaborada para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e aborda, de maneira poética e com depoimentos, pessoas que vivenciam a doença Falciforme, causadora de alterações genéticas nas células do sangue. O curta-documentário ganhou o prêmio Destaque do Júri, no Festival Internacional Olhar de Cinema. 

Com os relatos, o público consegue compreender as experiências desses personagens, pessoas negras que a possuem e vivenciam os percalços desta doença, em junto ao racismo institucionalizado na sociedade e a negligência do sistema de saúde. A Mostra de Filmes do Ulokelu também contará com a exibição de algumas produções de Everlane Moraes. Suas obras caminham pelos mais diversos formatos, gêneros e histórias, mas sempre procura retratar a diáspora negra, por meio das questões sociais, filosóficas e espirituais. 

O filme mais recente de Everlane, A Gente Acaba Aqui, a diretora baiana procurou abordar a morte e homenagear seus entes queridos, principalmente sua mãe, que faleceu no final de 2020 e seu tio Wellington, falecido há dez anos e a quem prometeu dar 15 minutos de fama através da arte. 

O curta foi lançado pelo programa Convida do Instituto Moreira Salles. A Mostra exibirá mais seis filmes de Everlane Moraes, entre 1º a 17 de dezembro. Para acompanhar as novidades do Ulokelu - Oficinas de Cinema de Ponta Grossa e conferir a sinopse das produções exibidas na Mostra de Filmes, acesse o site do projeto. Você também pode nos acompanhar pelas redes sociais.

Serviço

Site: https://www.ulokelucinema.com.br/;

Confira a programação:

Mães do Derick - Documentário dirigido por Cassio Kelm: filme disponível em 1º, 2, 3 e 4 de novembro;

O bate-papo com Cássio Kelm será em 4 de Novembro, às 19h;

Trailer: https://www.ulokelucinema.com.br/trailer-maes-de-derick.

Meia Lua Falci-Forme - Documentário dirigido por Cássio Kelm e Débora Evellyn Olímpio, e produzido por Jade: filme disponível de 9 a 14 de Novembro;

Cancha - Domingo é dia de jogo - Documentário dirigido por Welyton Crestani e roteiro de Jade Azevedo: filme disponível de 16 a 21 de novembro;

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=hUjryU5r4ms&ab_channel=Xam%C3%A3Filmes;

Aquela Mesma Estação - Documentário dirigido por Luiz Lepchak e produzido por Jade Azevedo: filme disponível em 4, 5, 6 e 7 de dezembro.

O bate-papo com Luiz Lepchak e Jade Azevedo será em 7 de dezembro, às 18h;

Mostra o Cinema e o Espelho - Everlane Moraes: filme disponível de 1º a 17 de dezembro;

O bate-papo com Everlane Moraes será em 16 e 17 de dezembro, às 18h;

Filmes: https://www.ulokelucinema.com.br/mostra-de-filmes-ulokelu.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE