PUBLICIDADE

Região espera bons lucros com a soja

De acordo com o engenheiro agrônomo do Deral de Ponta Grossa, José Roberto Tosato, as perspectivas são as melhores possíveis, já que o clima ajudou bastante durante o desenvolvimento da safra. Foram plantados 545 mil hectares na região. Saca está sendo vendida a R$ 62

A partir da próxima semana inicia a colheita dos grãos de soja super precoce da região. A informação foi confirmada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) de Ponta Grossa, pertencente à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Segundo o engenheiro agrônomo ligado ao órgão, José Roberto Tosato, a variedade é de ciclo curto e foi plantada em outubro do ano passado. “O forte da colheita acontece mesmo a partir do dia 10 de março”, relata.

De acordo com Tosato, as perspectivas são as melhores possíveis, já que o clima ajudou bastante durante o desenvolvimento da safra. “Tivemos chuva e calor na media certa”, afirma. Tendo como base os 18 municípios que integram o núcleo regional do Deral, o engenheiro agrônomo revela que devem ser produzidos quase dois milhões de toneladas do grão. “Foram plantados 545 mil hectares na região”, conta.

Para o engenheiro agrônomo, a realidade dos Campos Gerais será bem diferente da vivida por produtores no Sudoeste do Estado. “Os agricultores nessa região tiveram problemas significativos e terão uma baixa considerável na colheita”, compara. Em relação ao mercado, Tosato diz que 15% da safra que ainda nem saiu do campo já está comercializada. “No momento, a saca está sendo vendida a R$ 62”, pontua.

Com base em informações publicadas no site da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, a produtividade média dos Campos Gerais deve ser de 3,5 mil quilos por hectare, acima da média estadual projetada em 3,330 quilos por hectare segundo cálculos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Ainda segundo o prognóstico do Deral, a área a ser cultivada na safra 2014/15 em todo o Brasil deverá ser de 31,29 milhões de hectares, número que é 3,7% maior do que a safra anterior, quando foram plantados cerca de 30,17 milhões. Com base nisso e nos ganhos de produtividade por hectare, a estimativa para esta safra é que sejam produzidas cerca de 90,54 milhões de toneladas. Se confirmada, esta quantidade será 5,1% superior as 86,12 milhões de toneladas produzidas na temporada passada.

GRÃO
Porto projeta aumento no embarque
Com o crescimento nas previsões da safra de grãos e a manutenção do câmbio favorável para as exportações, o embarque de soja pelo Porto de Paranaguá deve ser 6% maior em 2015 em relação ao ano passado. Segundo a estimativa, os embarques com o grão podem ultrapassar as 7,9 milhões de toneladas ao longo de todo o ano. A conjuntura econômica e as condições favoráveis para exportação devem puxar o aumento no embarque da soja. “O crescimento deve ser puxado pelo aumento da produtividade no campo e pela tendência de melhora no preço do produto em função da taxa de câmbio”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE