PUBLICIDADE

‘Rei da Soja’ destaca plantio direto

O produtor rural ponta-grossense Alisson Alceu Hilgemberg alcançou a maior produtividade de soja do país. Ele se consagrou campeão do ‘Desafio de Máxima Produtividade de Soja’, ao obter o rendimento de 141,79 sacas por hectare. Isso corresponde a uma média de 8,5 mil quilos em apenas um hectare, praticamente o triplo da média de produção nacional.
O anúncio ocorreu no final do mês passado, pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), organizador do prêmio. O evento de premiação ocorrerá dia 31 de agosto, e a recompensa será uma viagem técnica aos Estados Unidos, que também ocorrerá em agosto.

Ele, que tem sua propriedade no distrito de Guaragi, revela que ficou muito feliz com o prêmio, resultado do esforço aplicado na plantação. Na sua opinião, vários foram os fatores que o coroaram. “Além das tecnologias novas, foi pelo uso de tecnologias consagradas, como o plantio direto, que veio do meu pai, há 30 anos. A agricultura de precisão, adubando da maneira correta, e a variedade do grão para o plantio, contribuíram; e o manejo, a altitude e o clima bom, com temperatura amena, também foram fundamentais”, disse.

No ano passado, ele foi o campeão municipal e vice-campeão nacional em sua categoria (soja não irrigada), atrás do produtor Alexandre Seitz, de Guarapuava.
Em sua propriedade, Hilgemberg reserva metade da área para soja, um quarto para feijão e outro quarto para milho; enquanto que agora no inverno a área é coberta 100% com aveia preta. Na categoria ‘soja irrigada’, o campeão nacional foi Leonardo Latalisa França, Brasilândia de Minas, em Minas Gerais, que obteve a marca de 113,32 sacas por hectare.

O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira.

INTENÇÃO
Prêmio busca ampliar conhecimento
O ‘Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja’ tem como objetivo criar um ambiente nacional e regional que estimule os sojicultores e os consultores técnicos a desafiar seus conhecimentos e incentivar o desenvolvimento de práticas de cultivo inovadoras, que possibilitem extrair o potencial máximo da cultura, com sustentabilidade e rentabilidade. Por isso, as informações, tecnologias e resultados gerados neste Desafio são compartilhados entre os participantes. Atualmente, o CESB é composto por 17 Membros e 11 entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Bayer, Stoller, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem, UPL do Brasil, Jacto e Produquímica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE