PUBLICIDADE

Fashion Day traz nova visão sobre moda

A 4º Edição do Fashion Day Moda Sustentável que foi realizada na última terça-feira dia 24 de setembro

A 4º Edição do Fashion Day Moda Sustentável que foi realizada na última terça-feira dia 24 de setembro
A 4º Edição do Fashion Day Moda Sustentável que foi realizada na última terça-feira dia 24 de setembro -

A 4ª Edição do Fashion Day Moda Sustentável que foi realizada na última terça-feira dia 24 de setembro

O evento foi marcado pela irreverência conceitual das peças pensadas para alinhar a moda, sustentabilidade ao tema “Tributo a Noel Rosa” Recebo muitas perguntas em relação a moda sustentável, no entanto vamos entender como essas mudanças e eventos estão acontecendo. Nos últimos anos, os conceitos de moda estão mudando. Quando se pensa em moda o principal fator envolve criação e conscientização.

Para se trabalhar neste novo conceito de moda é preciso unir esses dois fatores o de criação e de conscientização a sustentabilidade pois pesquisas apontam que 77% dos millenials a geração “ z “preferem marcas sustentáveis e peças vintage. Porém para ser considerado esse processo que envolva uma moda sustentável é preciso valorizar cinco pontos fundamentais O primeiro ponto é de que as peças devem durar mais de uma estação isso é sustentabilidade. A estilista Gabrielle Bonheur Chanel deixou um grande legado na moda e uma frase que justifica seu conhecimento e preocupação com o futuro da moda e do planeta “Sou contra a moda que não dure. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera”.

Segundo ponto o Slow fashion: este segundo ponto prioriza a produção local o artesão   e os recursos naturais, em contraposição à produção globalizada em massa. Neste ponto o slow fashion, usa o que está disponível localmente e utiliza da melhor forma possível, abrange assim a diversidade, em oposição à homogeneidade, implícita na globalização. Um exemplo são peças com o “capim- dourado” tornou-se importante fonte de renda na região, garantindo melhoria na qualidade de vida a muitas famílias. ´E importante citar que existe regras de colheita do capim dourado de forma a garantir a conservação das áreas de campos úmidos e veredas, onde ocorrem as espécies.

Terceiro ponto Upcycling: uma das mais inovadoras abordagens na economia criativa, o modelo de produção é voltado para a reciclagem de peças já utilizadas de forma a evitar a compra de novos tecidos. Uma das marcas que mais se destaca a marca americana Reformation.

Quarto ponto trata de amenizar o consumismo e contribuir com a sustentabilidade. De que forma isso já acontece? Empresas já oferecem aluguel de sapatos, roupas e acessórios de marcas de luxo.

O quinto ponto, Recusar: neste último ponto o sentido de a palavra “recusar” é a conscientização do consumo exagerado oferecido pelo fast fashion. Esse processo já está mudando a geração Z que chega com novos hábitos de compra, com propósito e objetivo.

Exigindo mais transparência e ética nos produtos que consomem. Dessa maneira, além de comprar menos está alinhado a proposta de uma moda sustentável. Esta edição foi realizada no Bourbon Convention Hotel em Ponta-Grossa com apoio das madrinhas Diva Xavier,Lia Cunha e Doraci Kanayama . Apresentaram suas criações os estilistas: Alessandra Aguiar de Oliveira, Marlene Franco, Marcos Elísio Kamers, Myllena Sousa, Henrique Machado, Telma Ziemowt Kappesberg, Izabel Veronez, Elisabeth Pereira. Produção Eliane Hayashi, Cerimonial Ângela Salim, colaboração Gabrielle Cunha.

Agradecimento especial a imprensa Jornal da Manhã, Marcos Bastos Eventos PG, Luiz Lacerda, Fernando Martins LiveTVPG, radialista Álvaro Andrade aos modelos e a todos os convidados que prestigiarão o evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE